VERDADE versus EGOCENTRISMO – 130 – 132

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #verdade #egocentrismo #ego #autoprogramaçãodamente #janelaskiller #AugustoCury #traumas #traumadedirigir

§ 130

Autoprogramação da mente. Existe alguma forma efetiva de nos “blindarmos” do tal lobby da consciência? Sim, por certo. Em Kriya Yoga chamamos de “afirmações científicas”, mas não é preciso aprender a meditar para executá-lo (meditação autossugestionada). Dentro do campo da psicologia, chama-se simplesmente de autoprogramação da mente (ou reprogramação mental), uma forma de hipnose que qualquer um pode praticar. O grande segredo é a sua tática para o autocontrole, traçando como alvo qualquer tipo de conteúdo da mente fora dos domínios da consciência, nos recônditos do subconsciente… Normalmente, quando acionados por um evento do cotidiano, estes conteúdos despertam emoções perturbadoras, desencadeando pensamentos e ações desastrosas para vida das pessoas. Ou seja, impedem logo no início o reforço das nossas crenças, atrapalhando o desenrolar natural do ciclo da cultura de valor, cuja importância é vital de se cultivar. Acreditem em mim, caros leitores. A autoprogramação da mente é a fórmula definitiva. O único empecilho para muitos é a disciplina na prática que tem que funcionar mais precisamente que os remédios psicotrópicos, criando-se uma dependência, neste caso, pra lá de positiva!

Figura. Mecanismo de autoprogramação da mente.

§ 131

Conhecendo suas janelas killer. Indo ainda um pouco além no campo da psicologia, deve-se destacar os trabalhos do renomado psiquiatra Augusto Cury que foi quem buscou com primor a origem dos distúrbios de ansiedade e se deparou exatamente com este fenômeno,1 ao qual propôs um mecanismo sutil de cognição, regido por conexões neurais indiretas, mais especificamente a ativação e desativação das chamadas “janelas killer” que podem estar associadas a experiências marcantes, sejam elas traumáticas ou positivas. Este mecanismo requer profunda experimentação porque os efeitos podem fugir facilmente ao controle dos mais desavisados… Vejamos um exemplo.

§ 132

Superando o trauma de dirigir. Como apagar a experiência traumática de uma batida de carro? O medo de dirigir certamente estará presente, com maior ou menor intensidade dependendo do perfil psicológico de cada um. Sempre que entrar no carro, ao colocar a mão no volante, lhe virá aquela imagem na mente e o som da buzina! É inevitável. Abriu-se a tal “janela killer”. Assim como no computador, será preciso apagar este registro regravando por cima dele outro que seja positivo, porém de intensidade emocional igual ou superior ao anterior. Digamos a imagem de uma viagem prazerosa que fez dirigindo com a família pelas montanhas, ou o primeiro dia que você dirigiu depois de tirar sua carteira de habilitação. Pois bem. Agora vem a parte prática: condicione sua mente para que, antes de pegar no volante, sempre venha primeiramente a imagem das montanhas com a família e não a do acidente. Mentalize esta mesma imagem ininterruptamente por minimamente 5 segundos, durante as próximas experiências até que você naturalmente não sinta mais a necessidade de o fazê-lo. Neste ponto o medo estará superado e a janela killer trancada. Não a sete chaves, mas o suficiente para você ter uma vida normal, evitando novos traumas no futuro que poderiam reabri-la. Se isto ocorrer, será mais difícil do que na primeira vez para reprogramá-la. Mas nunca impossível!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Saiba mais:

1. Augusto Cury, Ansiedade: como enfrentar o mal do século, Saraiva: São Paulo, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *