MONITORAMENTO CIENTÍFICO – MC 3.0

#química #síntese #sínteseorgânica #pesquisadores #BoLiu

SELEÇÃO CIENTÍFICA MC 3.1

A seleção dos 20 pesquisadores na linha de pesquisas “síntese orgânica” foi feita majoritariamente de acordo com a “relevância” dos seus artigos publicados na base de dados ScienceDirect. Observar que as pesquisas foram realizadas com os nomes “tal e qual” dispostos nos artigos e entre aspas para evitar associações de partes de nomes iguais.

PANORAMA CIENTÍFICO MC 3.2

O pesquisador “Bo Liu” publicou 10 artigos em 2016, ficando em primeiro lugar no ranking a frente de nomes consagrados como “Stephen G. Davies” e “K. C. Nicolaou”.

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA MC 3.3

Por tratar-se de uma linha de pesquisa “amadurecida”, a participação científica dos 5 principais pesquisadores é irrisória mediante o número total de artigos publicados.

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA MC 3.4

O pesquisador “Bo Liu” assumiu a liderança da competição científica em 2015, mantendo-se bem a frente do segundo colocado (Stephen G. Davies).

PROGRESSÃO CIENTÍFICA MC 3.5

O pesquisador “Bo Liu” está em plena ascensão da sua produção científica com um CAGR de aproximadamente 11,3% no período.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA MC 3.6

Espera-se que no próximo ano o pesquisador “Bo Liu” publique 12 artigos científicos. Esta base de dados não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos, comprometendo a avaliação da produção científica. Foram “zerados” os valores dos meses de janeiro e fevereiro somente para obter o forecast para o próximo ano.

RADAR CIENTÍFICO MC 3.7

As publicações mais recentes do pesquisador “Bo Liu” concentram-se nos periódicos científicos “Tetrahedron” e “Chinese Chemical Letters”. Nota-se algumas publicações de homônimos em periódicos não relacionados a síntese (ex. Aquaculture).

RADIOGRAFIA CIENTÍFICA MC 3.8

Detalhou-se o artigo publicado em 2016 no periódico “Chinese Chemical Letters” (vol. 28, p. 113) pelo pesquisador “Bo Liu” (Sichuan University) e colaboradores. Este periódico não tem fator de impacto alto (1,947). Segundo o Journal Citation Reports, um fator de impacto maior que 30 é benchmarking, entre 10 e 30 seria alto e abaixo de 10 é mediano. O pesquisador “Bo Liu” tem H-index de 11 que está no início da faixa considerada alta (as faixas de referência são as mesmas do fator de impacto de periódicos).

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 16/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *