MONITORAMENTO CIENTÍFICO – MC 2.0

#química #síntese #sínteseorgânica #Wuhan University

SELEÇÃO CIENTÍFICA MC 2.1

Foram selecionadas universidades do mundo inteiro, destacando-se as americanas, inglesas, indianas e chinesas. Somente 2 universidades brasileiras apareceram nesta lista: a Universidade de São Paulo e a Unicamp. Por conveniência foi mantido nas pesquisas e no documento o nome das instituições na língua original dos artigos.

PANORAMA CIENTÍFICO MC 2.2

Destacaram-se as instituições chinesas e indianas, em especial a “Wuhan University” que publicou sozinha 205 artigos em 2016. Em matéria recente (14.02.2017) publicada pelo Business Insider, esta universidade está na lista das 22 melhores universidades fora do “mundo desenvolvido”. Observou-se ainda duas universidades brasileiras bem posicionadas no ranking: a Universidade de São Paulo e Unicamp (sexta e décima segunda posição, respectivamente).

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA MC 2.3

A linha de pesquisas “síntese” é pulverizada, sendo que as principais instituições não representaram mais do que 4% da participação científica.

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA MC 2.4

A tradicional “University of Cambridge” perdeu a liderança em 2003 chegando ao quarto lugar em 2016. Em 2013 a “Wuhan University” assumiu a liderança e manteve-se bem a frente do segundo colocado: o “Indian Insitute of Chemical Technology”.

PROGRESSÃO CIENTÍFICA MC 2.5

Observou-se forte crescimento dos esforços de desenvolvimento científico da “Wuhan University” no período de 2002 a 2016, atingindo uma performance impressionante com CAGR de 23%. Houve somente uma queda em 2010, provavelmente devido a restrições temporárias de orçamento dos órgãos de fomento à pesquisa na China por conta da crise econômica mundial.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA MC 2.6

A estimativa para o próximo ano é de aproximadamente 311 artigos a serem publicados pela Wuhan University. Esta base de dados não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos, comprometendo a avaliação da produção científica. Foram “zerados” os valores dos meses de janeiro e fevereiro somente para obter o forecast para o próximo ano.

RADAR CIENTÍFICO MC 2.7

Os artigos mais relevantes foram publicados em periódicos diversos, sendo a maioria deles recentes (2016 e 2017). Somente 2 artigos foram publicados num periódico chinês: Chinese Chemical Letters.

RADIOGRAFIA CIENTÍFICA MC 2.8

Selecionou-se o artigo publicado em 2016 no periódico “Enzyme and Microbial Technology” (vol. 95, ps. 4-12) do pesquisador “Beyenal” (Wuhan University) e colaboradores. O artigo apresenta somente 1 citação até o momento na ScienceDirect. O H-index do autor principal (Haluk Beyenal) é de 32. Este períódico apresenta fator de impacto de 2,624. Segundo o Journal Citation Reports, um fator de impacto maior que 30 é considerado benchmarking, entre 10 e 30 seria alto e abaixo de 10 é mediano.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 13/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *