Vida consciente

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #hathayoga #Prof.Hermógenes #corpoconsciente #pensamentosconscientes #nutriçãoconsciente #vidaconsciente

Ao afirmar que a “consciência é a realidade mais complexa do cosmos”, Waldo Vieira valeu-se de toda propriedade de um dos maiores estudiosos da consciência dos últimos tempos, indo além dos pináculos da psicologia moderna, mesmo assim o dilema permanece sendo um só: como levar de fato uma vida consciente?

Muito já se falou na literatura esotérica, filosófica e religiosa sobre o tal equilíbrio entre o corpo e a mente. Também é fato inconteste que este tema tem sido cada vez mais objeto de investigação científica nas últimas décadas, inclusive nas mais conceituadas universidades médicas do mundo, dando outra credibilidade ao tema.

No entanto, aqui não nos limitamos na simples conceituação da consciência, nem tampouco nos deixamos cercear pelos preceitos puramente positivistas. Preferimos, outrossim, assumir premissas filosóficas que nos conduziriam a inferências sobre as questões mais prementes para evolução do Ser.

Vimos, por exemplo, que mais do que um atributo da mente, ou um objeto de fé, a consciência é o que anima os nossos corpos, um foco de energia vital, distinta da energia conhecida pela física newtoniana ou mesmo einsteiniana… Nossas indagações nos conduziriam, indelevelmente, à compreensão de como a consciência deve se manifestar em nossas vidas, desde os efeitos fisiológicos que afetam o corpo físico até o papel dos pensamentos que cultivamos e a seleção dos alimentos que nos nutrimos.

São estes, caros leitores, os três pilares que compõem a fórmula do bem viver, a chamada “vida consciente”.

Figura 1. Aspectos de uma vida consciente.

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os sensíveis mecanismos biológicos por trás do estresse e, mais do que isso, como podemos “reprogramar” nossas mentes para disparar respostas de relaxamento no cotidiano, essenciais para retroalimentarem tais mecanismos, inibindo o ciclo nocivo à nossa saúde física, mental e consciencial. Já vimos que estes são os três níveis de interação do Ser, de modo que não é preciso complicar com inúmeros corpos energéticos, dos mais “sutis” aos mais “densos” para se explicar os fenômenos mais importantes.

No primeiro nível temos o corpo físico, isto mesmo este que conhecemos muito bem, ou melhor, pensamos que conhecemos… No segundo nível temos o campo mental, desvendado mais recentemente pelos estudiosos da psique humana e que nada mais é do que a manifestação dos nossos pensamentos – o plano nas ideias – lembrando que estes podem emergir ou submergir de acordo com nossas conexões neurais no estado de vigília ou durante o sono, suscitadas na maioria das vezes pelas emoções reprimidas. Por fim, temos ainda a consciência que não precisa de veículo algum para se manifestar. Ela é o terceiro nível porque sua compreensão é a menos palpável no plano físico, muito embora seja ela nossa existência primeira, a única perene, enfim, aquela que nos conduzirá inexoravelmente à Fonte.  

Sondamos então os efeitos dos Estados Alterados de Consciência (EACs), tanto no nível molecular com vibracional, perscrutando os seus benefícios ao corpo físico, capazes até mesmo de evitar inúmeras doenças como artrite reumatoide, depressão, angina pectoris, infertilidade, entre outras. Esta é a medicina do futuro: a medicina vibracional!1

Não nos privamos ainda de recomendar algumas boas práticas, ou melhor, hábitos que são perenes e capazes de estimular os conceitos ora aprendidos e criar maior valor nas nossas vidas. O Prof. Hermógenes, introdutor do Hatha yoga no Brasil, sintetizou alguns dos frutos colhidos ainda em vida, nos planos físico e sutil, por aqueles que alcançaram tal estágio em busca da autoperfeição.2

PLANO FÍSICOPLANO SUTIL
rejuvenescimento geralserenidade
emagrecimento sadioautoconfiança
embelezamento da figuraequilíbrio emocional
aprimoramento da voztranquilidade
resistência às moléstias e estafaclareza mental
leveza física e energiatolerância e paciência
Figura 2. Benefícios da Hatha yoga.

Longe de ser um segredo guardado pelas leis universais e superstições fantasiosas, trata-se outrossim de uma proposta de vida prática extremamente atual perante os avanços da ciência moderna. Alguns podem até achar que está fora do nosso tempo, ou até mesmo piegas, mas a estes convido para que comprovem com os próprios olhos, mas que sejam olhos de ver!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Saiba mais:

1. Gerber, Richard, Medicina Vibracional: Uma Medicina para o Futuro, São Paulo: Editora Cultrix, 1988.

2. Hermógenes, Autoperfeição com hatha yoga, 50a ed., Rio de Janeiro: Nova Era, 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *