MONITORAMENTO TECNOLÓGICO – MT-0001-1.0

#documentodeinteligência #documentodeinteligênciatecnológica #inteligênciatecnológica #documentostecnológicos #monitoramentotecnológico #software #controledeprocessos

SELEÇÃO TECNOLÓGICA MT 1.1

As aplicações de interesse selecionadas apresentaram alto grau de correlação com o campo tecnológico “software” perfazendo cerca de 140 mil patentes publicadas. Aplicações iminentes como big data têm ainda baixa correlação com apenas 137 patentes associadas. As pesquisas na base de dados PATENTSCOPE foram realizadas com os termos traduzidos para o inglês.

PANORAMA TECNOLÓGICO MT 1.2

As aplicações para “serviços” ficaram no primeiro lugar do ranking com 870 patentes correlacionadas em 2016. Curioso observar baixíssima correlação das aplicações de “dados massivos” com o campo tecnológico “software”.

PARTICIPAÇÃO TECNOLÓGICA MT 1.3

As 5 principais aplicações de interesse representaram juntas 44% de todas as patentes.

COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA MT 1.4

Em 2014 houve um salto generalizado do número de patentes publicadas, de modo que não é possível afirmar que há uma tendência de aumento da correlação. Mesmo porque no último ano aconteceu o movimento contrário com uma queda geral do número de patentes publicadas. Isto demonstra que possivelmente o campo “software” não apresenta regularidade de produção tecnológica.

PROGRESSÃO TECNOLÓGICA MT 1.5

O CAGR para o período ficou negativo em aproximadamente 5 pontos percentuais, o que demonstra queda da correlação da aplicação “controle de processos”. Conforme observado anteriormente, esta queda da correlação foi geral significando que possivelmente os esforços tecnológicos em “softwares” têm se concentrado em novas aplicações.

PRODUÇÃO TECNOLÓGICA MT 1.6

Pelo ritmo das patentes publicadas no primeiro trimestre, espera-se que em 2017 não se atinja a projeção de aproximadamente 400 patentes.

RADAR TECNOLÓGICO MT 1.7

Pode-se notar aplicações diversas desde a telemedicina, o controle de temperatura de produtos alimentícios ou dispositivos para manutenção automatizada. A maioria das patentes publicadas recentemente são oriundas dos Estados Unidos, demonstrando sua forte liderança nas aplicações de “controle de processos”.

RADIOGRAFIA TECNOLÓGICA MT 1.8

Selecionou-se a patente publicada em 12.04.2017 no EPO (EP3153983) do cessionário RICOH CO LTD. Os dados de prioridade são dos Estados Unidos – US. A patente avança no campo da telemedicina com um “médico virtual” que pode literalmente substituir um “médico real” em certas circunstâncias.Isto através de um procedimento de triagem conduzido por um atendente local e um software que executa inferências sobre a condição do paciente através de inteligência artificial.

https://patentscope.wipo.int/search/en/detail.jsf?docId=EP194954930

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência tecnológica gerado em 18/04/2017

Base de dados tecnológica: PATENTSCOPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *