Consciência crística e natureza búdica

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #meditação #Cristo #consciênciacrística #Buda #naturezabúdica

Após discorrer pelos 156 aforismos que compõem essa obra, diga-se de passagem: nem tão curtos como se gostaria, desvendando a tal “coisa” como ela é: essa busca inaudita de todo Ser pela compreensão das grandes questões existenciais, sobretudo pela significância aliada à prática da cultura de valor, quais sejam as manifestações nos planos físico e sutil, espero convicto, caro leitor, que esteja agora enxergando ao menos “algo” de forma mais clara… Somente assim, já me darei, peremptoriamente, por satisfeito!

Sobretudo, deve-se exaltar um fato inconteste, independente do credo: de que chegamos até aqui graças a uma perfeita combinação entre a filosofia oriental e ocidental. E concluímos, ainda, afirmando que são três os caminhos para esta ditosa “busca”:

  1. Caminho sinuoso: este é o caminho do pecado, do sofrimento, das vicissitudes… Encontra-se no nível da mente, arraigado ao ego. É longo porque depende da autodepuração, da inexorável lei do carma que só o tempo remedia. Neste longo caminho se encontra a grande maioria das pessoas em nosso mundo; 
  2. Caminho do meio: este é o caminho do estudo, do autoconhecimento, da racionalidade. Encontra-se, portanto, no nível da consciência, superior aos percalços do ego. Não é nem tão curto, nem tão longo porque suscita desvios, oriundos do orgulho, da vaidade e do poder que nos iludem, até encontrar a direção correta: a da “consciência crística”, aliada à “natureza búdica”, condição sine qua non para autorealização; 
  3. Caminho direto: este é o caminho da fé, da moralidade, da santificação. Encontra-se no nível mais elevado da essência divina, do espírito, da nossa alma melhor dizendo… É direto porque é claro, incisivo, tão simplório quanto raro! São pouquíssimos os Seres que têm a dádiva de um guru que os auxilie na autoiluminação dirigida.

A presente obra foi concebida para nos apoiar no estudo do caminho, aqui sutilmente distinto do “caminho do meio” budista, mais propriamente a conciliação do Buda e Cristo como os grandes mestres espirituais da humanidade, sem desmerecer os demais profetas de outras tradições religiosas.

Um nos ensinou a viver o presente, em conexão com a natureza, o divino que existe em cada um de nós – a natureza búdica – libertando-nos do sofrimento que padecem aqueles escravizados pelo apego e aversão. O outro nos ensinou a prática da caridade que se revela na geração de valor ao próximo – a consciência crística – tão lindamente manifestada pela lei do amor pregada nos evangelhos.

Independente do caminho, é na meditação que ambos encontraram a ferramenta evolutiva universal que nos une a Deus, conectando a natureza divina com a prática de valor. É nela que reside a fórmula para enfrentarmos nossos medos mais profundos, desvencilhando-nos do que nada agrega e assimilarmos o verdadeiro conceito da autoiluminação. Isto é o que chamamos de uma vida consciente!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *