AMOR versus PAIXÃO 139 – 141

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #amor #paixão #consciênciaenxuta #leanconsciousness #feedbackconsciencial

§ 139

Verdadeira felicidade. Então quer dizer que o valor da felicidade não se propaga? Estranho pensar numa alegria que não seja contagiante… Veja, não se trata aqui da “alegria exterior”, aquela que se manifesta de maneira desmesurada, pela gargalhada ou galhofa. A felicidade verdadeira é contida, mais propriamente uma alegria silenciosa que se manifesta no “Eu” interior pelo profundo sentimento de prazer e complacência magna em existir, uma gratidão sem limites por aquele que nos criou a sua imagem e semelhança… É a simplicidade capaz de apreciar o “agora” ao contemplar com leveza o vento batendo nas árvores, ouvindo o farfalhar da folhas da árvore de eucalipto exalando seu perfume tão gostoso no ar e se integrando àquele momento que se torna único, como parte do Cosmo, aguçando a Cosmovisão!!

§ 140

Consciência enxuta ou lean consciousness. Sim, mas quais seriam os processos mentais para elicitar estes valores de estado ou despertar a prática dos valores de ação? Não poderia deixar de voltar neste que talvez seja um dos pontos mais importantes desta obra! Vamos agora entender o conceito da “consciência enxuta” ou lean consciousness, extrapolando para sua língua originária. Na verdade, este conceito é uma transposição do universo empresarial, mais especificamente do movimento lean startup, propalado por Eric Ries.1 Recomendo a leitura do seu livro para o devido aprofundamento no tema. E, ainda mais importante, vamos aprender uma nova técnica para colocá-lo em prática no nosso dia a dia, em cada uma das nossas atitudes. Ah, se tivéssemos a mesma disciplina dos grandes gestores empresariais para gerar valor em nossas vidas…

§ 141

Um processo cíclico de feedback consciencial. Falando em disciplina não poderia deixar de propor um processo para facilitar a geração de valor em nossas vidas através dos seguintes passos: Construa, Meça e Aprenda. Trata-se, em realidade, de mais uma adaptação do feedback loop de Eric Ries. Sim, nossas consciências são como as startups de Eric! Neste caso, são entidades não temporárias que transformam suas crenças em valores e não ideias em produtos inovadores… À medida que estas consciências interagem umas com as outras (nossos clientes) são gerados ciclos de feedbacks contínuos, alimentando uma enorme base de dados que fica registrada em nossa memória, os quais podem ser qualitativos (como os comentários sobre um post seu no facebook) ou quantitativos (como a razão do número de curtidas do referido post e o número de conexões da sua rede de amigos). Veja que o “mundo virtual” oferece ferramentas incríveis para medir suas interações no “mundo real”! O diagrama a seguir dá uma visão clara do fluxo deste processo cíclico de feedback consciencial.

Figura. Ciclo de feedback consciencial.

            O ciclo de feedback consciencial é, portanto, uma técnica de aceleração da evolução da consciência. É como numa empresa: aqueles que gerarem os melhores resultados, conjugando eficácia com eficiência, são os que irão crescer rapidamente nos altos escalões da empresa, galgando os maiores salários, muito embora, diga-se de passagem, que isto não seja o que interessa, no final do dia, aos que estão lendo estas palavras…

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Saiba mais:

1. Ries, Eric. The lean stratup, 1st ed. New York, 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *