Filtrando dados com inteligência de mercado

#ricardobarreto #inteligênciadevalor #valor #inteligência #inteligênciademercado #basesdedadosdemercado #UNComtrade #ComexStat #produtos #tradings

Certa feita, precisava obter informações mais detalhadas sobre o mercado internacional de cimento e fiz uma pesquisa preliminar na Internet. Para minha surpresa, os únicos documentos que “prestavam” eram pagos e, diga-se de passagem, muito bem pagos (alguns custando até milhares de dólares)…

Tentei, então, contato com entidades setoriais e, mais uma vez, além de algumas poucas informações interessantes por telefone, nada além disso e, claro, mais uma proposta de serviço pago… Este um pouquinho mais barato do que as empresas internacionais provedoras de informação de mercado como a IHS Markit.

Pois bem. Apenas constatei, na prática, o velho de ditado de que informação é dinheiro… [rss]. Foi assim que finalmente descobri a importante diferença de fonte secundária versus fonte primária e o quão importante é saber navegar neste universo, em especial quando se trata de informações de mercado.

Portanto, caro leitor, não perca as informações que se seguem e aprenda definitivamente como se busca informações de mercado, altamente estratégicas e a custo ZERO!

Seleção das bases de dados de mercado

A Organização Mundial do Comércio (OMC) obriga que todos os países declarem suas informações de comércio exterior, respeitando as boas práticas de transparência internacional nos negócios. Tais informações são congregadas numa base de dados das Nações Unidas não tão conhecida, porém extremamente importante: a UN Comtrade.

Esta base de dados de mercado permite verificar os fluxos de importação e exportação de bens e serviços entre todos os países de maneira indiscriminada, propiciando a busca pelo código do Sistema Harmonizado internacional até 6 digitos (nomenclatura aduaneira padrão), o que já cobre uma infinidade de segmentos de mercado.

Ao se fazer uma consulta nesta base de dados, você terá uma dimensão do nível de informação que se pode extrair sobre o perfil de comércio de dado país, sua competitividade internacional em segmentos de mercado específicos, bem como interesses militares e tecnológicos estratégicos. Não é à toa que muitos países, sob regimes não-democrático, mantêm informações atrasadas e ou minimamente conflitantes…

O delay médio dos dados alimentados nesta base de dados chega a mais de 6 meses, o que acaba tornando sua aplicabilidade para precificação de commodities, por exemplo, extremamente desatualizada. Memso assim, sempre recomendo que qualquer pesquisa de mercado se inicie por ela!

Adicionalmente, muitos países dispõem das suas próprias bases de dados de mercado que são utilizadas para impulsionar as empresas nacionais que atuam fortemente no comércio externo: as tradings que já mencionamos anteriormente. O Brasil, por incrível que pareça, mantém uma das bases de dados mais sofisticadas que tive acesso até hoje. Um exemplo a ser seguido em outros órgãos do governo federal, além do MDIC! Abaixo apresento uma lista com as principais bases de mercado que monitoro assiduamente.

Figura. Lista de bases de dados de mercado.

Identificando produtos

Como realizar o tal do data mining para gerar os documentos de inteligência de mercado? Comecemos identificando os produtos. Imagine uma empresa que já atua há muito temo no mercado de nutrição animal, no entanto viu suas margens espremidas nos últimos anos com uma forte mudança da estrutura do mercado de rações pet, resultando em capacidade ociosa de fábrica e custos crescentes para industrialização.

Qualquer consultor de negócios apresentaria a solução óbvia: diversificação para mercados adjacentes que estejam em alta, tais como o dos fertilizantes líquidos para fertirrigação. Mas por onde começar o levantamento de mercado e mensurar o tal do TAM, SAM e SOM? Quais são os produtos mais comercializados no Brasil e no mundo?? Seus volumes de vendas e preços??? Se somos tomadores ou formadores de preços…

Comecemos nossa busca pela UN Comtrade digitando o código HS do segmento de mercado (ex. 31, fertilizers) e avaliando as sugestões automáticas da base de dados até o nível de 6 digitos. Neste caso, você encontrará algo como duas dúzias de nichos de mercado dentro do segmento de Fertilizantes. Detalhe: se pesquisar numa base de dados de mercado nacional terá a chance de descer no nível dos produtos em si digitando o NCM de 8 digitos e obtendo dezenas de resultados… Faça um teste agora mesmo na Comex Stat!

Identificando tradings

Conhecer os países TOP 10 do mercado internacional ou até mesmo abrir os estados com maior participação de alguns destes países até que não é uma tarefa tão difícil… Em alguns cliques bem direcionados você chegará facilmente nas respostas. Agora, conhecer as empresas atuando diretamente no mercado ou as tradings propriamente ditas, aí sim é que são elas!

Apararentemente trata-se de missão impossível por conta dos critérios de sigilo fiscal que nos limitam ao NCM de 6 digitos. No entanto, cruzando com outras ferramentas acessíveis gratuitamente e conciliando com um conhecimento um pouco mais profundo do mercado de químicos, por exemplo, é possível identificar as empresas no mapa, seu porte, outros produtos do seu portfólio e até mesmo os dados de contato!

Para o mesmo exemplo do segmento de fertilizantes, selecionamos o produto uréia que tem o NCM 310210. Encontramos então, somente no estado do Rio Grande do Sul, 8 empresas, sendo duas delas de grande porte com mais de 50 milhões de USD$ em importações anuais: a Roullier Brasil Ltda. e a Sinon do Brasil Ltda. No caso da Sinon, conseguimos identificar todos os 8 produtos importados pela empresa.

§

Ainda não entramos nem no detalhe, mas imagino que muitos já vislumbraram a riqueza de informações que podem nos ajudar na tomada de decisão e estratégia competitiva das empresas com atuação no mercado internacional e também nacional, mesmo porque praticamente todos os preços de insumos são referenciados globalmente.

A inteligência de mercado sempre se preza aos dois lados: o da compra e o da venda!

Caso ainda não tenha caído a ficha: pergunte a um químico experiente se é possível, com os dados do mercado de uréia que extraímos em poucos minutos, ter uma radiografia detalhada da sua atuação de um dos maiores players e sua estratégia produtiva?!

Veja só, isto que vimos vale para qualquer mercado… É só apresentar o dado para um especialista na área e verás! Vamos mergulhar nisso e tudo ficará mais claro.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME I – INTELIGÊNCIA DE VALOR: algoritmos para boas decisões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *