PROSPERIDADE versus MISÉRIA – 118 – 120

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§ 118

Um sistema de crenças. Pasmem! Ser próspero não tem nada a ver com o acúmulo de riquezas materiais. Da mesma forma, a miséria não se trata aqui de um estado de extrema pobreza. Longe disso… Jesus nos deu a dica ao exaltar que bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus (Mateus 5:3-9). O conceito de prosperidade está diretamente ligado, outrossim, às qualidades do espírito, mais propriamente à capacidade de um ser consciente evoluir espiritualmente através da constante mutação do seu sistema de crenças e experiências de interação com outros seres. Isto se dá, naturalmente, através do processo reencarnatório, tão conhecido em muitas doutrinas espiritualistas e que reflete o amadurecimento da consciência através de muitos e muitos ciclos de vida.

§ 119

Amadurecimento consciencial. Um sistema de crenças fortemente arraigado só se constrói nas mentes singulares que já passaram pelos cinco marcos do amadurecimento consciencial:

  1. Germinação: a consciência desperta da Fonte responsável por sua criação, uma centelha de vida, em dado continuum no espaço-tempo;
  2. Florescimento: após efêmera absorção de conhecimentos superficiais, alvorece para interação com um pequeno círculo de consciências;
  3. Encantamento: segue longa jornada para absorção de conhecimentos aprofundados e sua propagação a um público mais amplo;
  4. Hibernação: fase de questionamentos e o “expurgo” de conhecimentos considerados desnecessários, bem como a limitação da convivência;
  5. Despertar: na vida contemplativa, mantém profunda e constante comunhão com Deus, sendo considerado um Mestre pelos seus discípulos.

Deve-se observar que o “amadurecimento consciencial”, ao contrário das reencarnações que são cíclicas e temporais, é totalmente desconectado do “espaço-tempo”, englobando existências tanto no plano físico como sutil. Por ora, deixemos ao leitor a incumbência de refletir, per se, sobre cada um destes marcos da evolução do espírito, procurando identificar em que estágio se encontra nesta trilha da autorrealização. O caminho que Buda, Cristo e alguns outros seres que reconhecemos como “despertos” percorreram.

§ 120

No caminho de Damasco. Na história do cristianismo temos um exemplo clássico de consciência que passou notadamente por estes cinco marcos da autorrealização, passando da “hibernação” ao “despertar” e, ao mesmo tempo, corroborando para que a fé na santa Igreja tomasse uma escala inimaginável (por mais de 16.000 km) em meio ao julgo do Império Romano. Conta-se que o então Doutor da Lei, Saulo de Tarso, perseguidor implacável dos cristãos na antiga Jerusalém, ficou literalmente cego por três dias após uma visão que teria tido de Jesus Cristo durante o conhecido Caminho de Damasco. Fato é que, após recuperar sua visão pelas mãos do inexplicável Ananias, deixou de perseguir os cristãos e tornou-se, através do seu profundo conhecimentos das escrituras e oratória inigualável, o maior propagador dos ensinamento de Jesus Cristo.1 Este é um caso marcante de “despertar”, primeiro pela forma que se deu, através de um fenômeno raro de visão de uma consciência no plano sutil, possivelmente propiciada pela estafa físico-mental ocasionada após longa jornada até Damasco, admitindo-se que o mesmo não era dotado de faculdades mediúnicas. Normalmente, o “despertar” se dá através de eventos traumáticos, seja por uma crise de stress, uma separação, uma perda de um ente querido ou após uma experiência de “quase-morte”. Saulo certamente estava num longo período de “hibernação”, mesmo que não aparentasse tal propensão. A bravura dos cristãos destemidos na fé como Estevão, de alguma forma, o afetou profundamente…     

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Saiba mais:

1. Francisco Cândido Xavier: Paulo e Estevão: episódios históricos do cristianismo primitivo, 1a ed. especial, Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2002.   

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