Análise científica 2.0 – envelhecimento

TAGs: envelhecimento, França

SELEÇÃO CIENTÍFICA – AC 2.1

Os países selecionados publicaram mais de 300 mil artigos sobre o ramo científico “envelhecimento” nos últimos 15 anos. Conforme esperado, os países desenvolvidos apresentam produção científica intensa neste ramo, o que é coerente com seus elevados índices de expectativa de vida. Os nomes dos países foram traduzidos para o inglês antes de efetuar as pesquisas. No caso do Reino Unido a sigla foi mantida em inglês (UK).

PANORAMA CIENTÍFICO AC 2.2

Os EUA estão no primeiro lugar do ranking com 6.698 artigos publicados em 2016. Interessante ainda observar países como a França com grande destaque neste ramo.

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA AC 2.3

Os países competidores juntos representaram 42% dos artigos publicados em 2016. Destaque para os EUA que sozinho detêm 13,6% de todos os artigos. Interessante ainda observar o Canadá, entre os países entrantes, com 5% de participação científica no ramo “envelhecimento”.

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA AC 2.4

A França teve um crescimento notório nestes 15 anos, em especial no período a partir de 2013 quando mudou de patamar em termos de produção científica. Os USA tiveram uma queda abrupta entre 2004 e 2005, possivelmente devido a alguma mudança da política nacional de financiamento à pesquisa. Destaca-se também o caso do Japão que em 2003 estava entre os competidores (3o lugar) e perdeu posições caindo para o 9o lugar em 2016, a frente apenas da Holanda nos países entrantes.

PROGRESSÃO CIENTÍFICA AC 2.5

O CAGR da França no ramo científico “envelhecimento” foi de 11,3% levando-se em consideração os últimos 15 anos. Somente entre o ano de 2013 e 2014 houve um salto de mais de 60% da produção científica neste ramo. Uma pesquisa do Imperial College of London publicada no periódico “The Lancet” indicou que as mulheres francesas serão as européias com maior expectativa de vida até 2030: 88,6 anos.

PRODUÇÃO CIENTIFICA AC 2.6

A estimativa é de aproximadamente 6.550 artigos a serem publicados por franceses no próximo ano. Esta base de dados não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos, comprometendo a avaliação da produção científica.

FLUXO CIENTÍFICO AC 2.7

Saíram somente 2 artigos de autores franceses em 2015 para os EUA (país da publicação do periódico). Não foi registrada a entrada de artigos em periódicos franceses. O fato da França não ter periódicos específicos na categoria “envelhecimento” não quer dizer que seus autores não produzam ciência neste ramo. O período de fato considerado nas pesquisas foi o último ano (2015) cujos dados estavam disponíveis na base de dados Scimago: The Shape of Science. Foi possível, neste caso, selecionar exatamente o ramo científico “envelhecimento” entre as categorias disponíveis.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 11/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *