SAÚDE versus DOENÇA: § 13 – 15

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #distress #hábitossaudáveis #elixirdasaúde #CiclodaCulturadeValor

§ 13

Fatalidades do stress que não compensa. Existem situações ainda mais susceptíveis aos efeitos dos “sinais vibracionais” do stress descompensado (ou distress).[1] Na fase de gestação, por exemplo, a mãe que passar por situações de tensão exacerbada, seja por uma experiência traumática de curta duração ou pelo acúmulo contínuo de cargas de preocupações com o trabalho, podendo ocasionar, num limite, até mesmo a mutação gênica que se expressa na forma de uma má-formação do feto (ex. com o coração sem a válvula mitral). O resguardo do pré-natal é acima de tudo um respeito à vida. Deus o apraz. Benditas sois as mulheres que o fazem e que a consciência pese sobre aqueles que as perturbam!  

§ 14

Religiosidade dos hábitos saudáveis. Apesar dos esforços contrários encerrados pela “metodologia científica reducionista”, têm aparecido com frequência artigos e revisões da literatura em jornais de medicina conceituados sobre a ligação entre as práticas religiosas, oração e meditação como promotores de hábitos saudáveis e de sinais vibracionais que levam à saúde, tais como: longevidade; abstinência de álcool e cigarro; menores taxas de ocorrência de depressão; sentimentos subjetivos de bem-estar; menor envolvimento em crimes, delinquência ou comportamentos sexuais abusivos; melhor desempenho profissional.2

§ 15

Será que existe uma espécie de elixir da saúde? Conhecemos nos aforismos precedentes um cabedal de evidências científicas e ainda algumas especulações metafísicas para os efeitos benéficos ou deletérios das nossas crenças, pensamentos, ações e hábitos, como “geradores” ou “destruidores” do valor da saúde, integrando as etapas do nosso Ciclo da Cultura de Valor (CCV). Agora só depende de nós uma imersão nestas técnicas para escolher aquelas que melhor se adaptem à nossa rotina e visão do universo. No Epílogo desta obra apresentarei uma “fórmula de saúde”, física, mental e espiritual, capaz de banir, com grande eficácia, o antivalor da doença. Espero sinceramente que, a partir dela, você também encontre a SUA!


Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

[1] Segundo o Biomind, um conceito terapêutico que não distingui o corpo físico e energético, o stress é a resposta do corpo e da mente a toda pressão que perturba o seu equilíbrio. Ele pode ser benéfico (eustress) quando este estímulo está dentro do nosso limiar de adaptação, permitindo que o homem se adapte e se fortaleça diante das adversidades da vida, ou prejudicial (distress) quando ultrapassa esse limiar de adaptação e suas reações se perpetuam, corroendo o corpo. Conheça mais AQUI.

2. McCullough et al. Religion, Self-Regulation, and Self-Control: Associations, Explanations, and Implications, Psychological Bulletin, Jan. 2009, 135(1): 69-93.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *