Decidindo eventos com inteligência digital

#inteligênciadevalor #valor #inteligência #inteligênciadigital #growthhacking #ferramentasdegrowthhacking #testesdeusabilidade #testesA/B

Já aprendemos a “filtrar dados” para conhecer melhor o seu público de interesse, ou melhor, a sua persona. Também já reconhecemos o papel dos influenciadores que são os verdadeiros “evangelistas” da Era Digital. Ainda em tempo, descobrimos o poder do link building e o porquê que você deve criar sua reputação online gerando conteúdos de qualidade. O que falta agora? Claro, maximizar os resultados esperados de tudo isso!

A “otimização da conversão” configura um método que emprega técnicas de analytics e o feedback contínuo dos usuários para melhorar a performance de um website, mais especificamente o aumento da taxa de conversão de visitantes a leads ou clientes, dependendo do seu foco estratégico.

Em essência, a técnica se resume a capturar o quê os usuários estão buscando ao visitar seu website e conduzi-los ao “objeto” da forma mais rápida e amigável possível, de modo a aumentar suas chances de clicar num call to action… Vamos agora conhecer algumas das estratégias matadoras para impulsionar suas decisões de marketing digital.   

Que tal o growth hacking?

É impossível falar de otimização da conversão sem mencionar o conceito do growth hacking que está revolucionando a maneira das empresas trabalharem o crescimento dos seus negócios.

Segundo Sean Ellis, que foi quem cunhou este termo, qualquer iniciativa de crescimento pautada em experimentos se enquadra nesta categoria de marketing, tais como os testes A/B. Experimente algumas das ferramentas sugeridas no apêndice desta obra.

Não é à toa que as tão badaladas empresas do tipo startups pautam sua estratégia de crescimento acelerado não só em produtos e serviços inovadores e tecnológicos, mas também numa estratégia muito bem consolidada de growth hacking…  

O poder da escalabilidade depende, via de regra, de um “chamariz” para o seu público. Você precisa ir além dos conteúdos porque estes têm o poder de atrair, mas dificilmente convertem… É preciso oferecer algo prático, realmente útil e gratuito, algo que resolva de preferência algum “calcanhar de Aquiles” para a sua persona

Um simulador de rotas para quem vai viajar, uma calculadora de desgaste de pneus para motoristas previdentes, um harmonizador de cores para maquiadoras, enfim, o céu é o limite, basta farejar a necessidade!  Mas como podemos descobrir isto antes de investir um bom dinheiro no desenvolvimento da ferramenta?

Testes de usabilidade

Existe uma forma muito fácil para se descobrir do que o seu público mais precisa! Chama-se “teste A/B” e consiste em apresentar para os usuários 2 versões distintas da página que se deseja otimizar. Depois é só compilar os dados e escolher a melhor. Certo? Bem, sempre ajuda um pouquinho mais de técnica…

Uma classe de ferramentas muito útil, especialmente na fase de planejamento dos testes A/B, é aquela que se propõem a realizar testes de usabilidade. É o que faz, por exemplo, o UsabilityHub. É perfeita para ter uma resposta rápida de usuários com o feedback sobre os elementos de design do seu site e/ou aplicativo. Os testes são distribuídos basicamente em 4 tipos:

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente
Figura. Tipos de testes de usabilidade.

Recomendo que você faça um teste bem simples quando iniciar a divulgação da sua ferramenta de growth hacking. Pode ser um “teste de pergunta” sobre um ícone, por exemplo, apresentado numa interface do tipo call to action… Já dará uma boa ideia do poder da ferramenta!

§

Vimos aqui apenas um pouco do que você precisava conhecer para começar sua jornada rumo aos elevados patamares de resultados que só o marketing com inteligência digital pode propiciar hoje em dia no universo online

Você deve ter notado que a escolha das ferramentas corretas (e nem sempre as pagas) é a chave para impulsionar estes resultados, muito embora somente a vivência prática e estratégica, digo aquela baseada em fatos e dados, que dirá se a dita “inteligência” está sendo de fato empregada.

Não se iluda que terá resultados rápidos. O grande segredo aqui (e em quase tudo na vida) é a persistência e precisão ao rodar o processo de forma sistêmica. Alguns já alcançaram um belo lugar ao sol trilhando estes passos… E há certamente mais espaço lá para você! Sucesso é o que desejo a todos que se aventuram nesta seara.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Obra no prelo: INTELIGÊNCIA DE VALOR: boas decisões sempre

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *