PROSPECÇÃO CIENTÍFICA – PC-0002-2.0

#química #síntese #biossíntese #ChineseAcademyofSciences

SELEÇÃO CIENTÍFICA PC 2.1

A seleção das instituições de pesquisas foi feita primordialmente de acordo com a “relevância” dos artigos recentes sobre “biossíntese” na base de dados ScienceDirect. Por conveniência foi mantido nas pesquisas e no documento o nome das instituições na língua original.

PANORAMA CIENTÍFICO PC 2.2

Apareceram no último ano 3 instituições chinesas entre as TOP 5 do ranking de pesquisas sobre “biossíntese”. Somente a instituição “Chinese Academy of Sciences” publicou 105 artigos em 2016, ficando em primeiro lugar no ranking.

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA PC 2.3

As 5 principais instituições tiveram uma participação científica superior a 10%, o que denota certa concentração das pesquisas sobre “biossíntese”. Participações científicas superiores a 20% são consideradas elevadas e inferiores a 10% são consideradas baixas.

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA PC 2.4

É impressionante o desempenho da instituição “Chinese Academy of Sciences” que em 2002 não tinha um artigo sequer sobre “biossíntese” e hoje é a líder da competição científica. A “Tokio University of Science”, instituição tradicionalmente reconhecida pelas pesquisas nesta área, tem perdido espaço ano após ano e encontra-se em quarto lugar no ranking.

PROGRESSÃO CIENTÍFICA PC 2.5

A instituição “Chinese Academy of Sciences” publicou 105 artigos científicos sobre “biosíntese” em 2016, perfazendo um crescimento de mais de 40% sobre o ano anterior. Impressionante o CAGR de 24,4% nos últimos 15 anos.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PC 2.6

Não foi possível calcular o CAGR (produção científica nula no primeiro ano), impedindo a previsão do forecast para 2018. Esta base de dados não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos, comprometendo a avaliação da produção científica. Foram “zerados” os valores dos meses de janeiro e fevereiro somente para obter o forecast para o próximo ano (considerado CAGR nulo neste caso).

RADAR CIENTÍFICO PC 2.7

As publicações mais relevantes se deram em periódicos variados que abordam esta área do conhecimento como “Molecular Plant”, “Plant Diversity” e “Biotechnology Advances”. Nota-se também alguns pesquisadores de destaque com mais de 1 artigo relevante listado como “Zhang”, “Hu” e “Huang”.

RADIOGRAFIA CIENTÍFICA PC 2.8

Selecionou-se o artigo publicado em 2015 no periódico “Plant Diversity” (vol. 38, p. 118) do pesquisador “Liwei Hu” (Chinese Academy of Sciences) e colaboradores. O artigo apresenta apenas 1 citação na base de dados ScienceDirect e seu autor principal tem h-index de 6.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2468265916300476

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 15/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *