EMPREENDEDORISMO versus COMODISMO: § 28 – 30

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #empreendedorismo #comodismo #meditação #meditaçãoautossugestionada

§ 28

Vários nomes, uma só técnica. Como podemos acelerar esta busca e romper com a perambulação do tal “andarilho” interno que todos nós temos? Os psicólogos modernos chamam a técnica de “reprogramação mental”. Os médicos holísticos preferem chamá-la de “resposta de relaxamento”. Os iogues indianos, por sua vez, já a praticam há milênios… É a meditação! Buda mesmo, que atingiu a iluminação através do famoso “Caminho Óctuplo”, admite que os iogues das antigas tradições indianas já a praticavam muitos anos antes do seu próprio insight… Patanjali, que viveu 500 anos após Buda, em seu Ioga Sutra revela a influência decisiva dessas práticas de meditação. Até mesmo o Cristo exalta a meditação em diversas das suas passagens em que busca o isolamento dos apóstolos para meditar… Na atualidade, observa-se vários entroncamentos dessa tradição milenar, passando pela Kriya Yoga com a autorealização, alcançada através das afirmações científicas,1 ou a meditação Vipassana,2 da percepção consciente que nos leva sutilmente para além da experiência sensorial. No fundo estão todas a falar sempre da mesma coisa, em diferentes níveis de aprofundamento, com pequenas variações de procedimento e escopo. Após conhecer um pouquinho de cada tipo de meditação, resolvi dividi-las em apenas duas situações: ora a “meditação transcendental” para domar a mente da torrente de pensamentos que nos abduzem do momento presente, equilibrando o fluxo energético da Kundaliní através da visualização dos chakras,* ora a “meditação autossugestionada” para alterar uma crença arraigada que nos mantem pesarosos pelo passado ou receosos do futuro, impedindo-nos de alcançar nossos objetivos diários ou até mesmo um desafio importante. Os nomes são meramente referências aqui empregadas para facilitar a prática diária.

§ 29

Síntese da meditação autossugestionada. Não existe uma fórmula padrão, mas mesmo assim nos propusemos a sintetizá-la, de modo a facilitar a prática dos iniciantes. Procure um ambiente tranquilo, onde seja menos provável de você ser interrompido. Sente-se numa posição confortável, com a coluna ereta, feche os olhos e respire profundamente por alguns instantes, observando o ar entrar e sair pelas narinas. Comece pela primeira etapa da mentalização. Observe os tempos do exercício que pode durar ao todo de 15 a 30 minutos. Estes visam maximizar o efeito propiciado pelo fenômeno de relaxamento fisiológico que se dá nos estados de foco e concentração mental (relembre os conceitos da resposta de relaxamento anteriormente apresentados).

Figura. Ciclo da meditação autossugestionada.

Imagine um local que lhe traga profunda paz como, por exemplo, uma paisagem nas montanhas. Então imagine-se lá, admirando de longe um lago imenso refletido por árvores frondosas e cavalos selvagens soltos nos campos, em perfeita harmonia com o som de um riacho cristalino que desce da montanha. Inicie então o próximo passo que envolve a identificação de um problema ordinário ou desafio maior. Vamos supor neste caso que o seu desafio é escalar aquela montanha! Reconheça que você está “perdendo” muita coisa pela preocupação excessiva e desnecessária… Descubra do que você precisa para inverter a situação. Falta o quê exatamente: coragem, poder, conhecimento ou colaboração? Depois entenda o porquê que não as tem e faça uma autocrítica, mas sem autopunir-se… Busque então soluções e trace um plano mental para alcançá-las. Se é de coragem que você precisa, imagine-se nos preparativos para tal escalada na montanha, separando os mantimentos, o cajado, um bom calçado e, o mais importante, descansando o corpo para a jornada vindoura. Finalmente, projete sua consciência para a execução do plano mental. Esta é a parte mais importante de todo o processo: a etapa de “projeção autoconsciente”. Imagine-se iniciando a escalada da montanha… Sinta o sol raiando em sua pele, o suor do esforço da escalada e a brisa que o suaviza ao atingir o topo da montanha. Você conseguiu, em sua mente já conseguiu! Então, finalmente, respire profundamente e retome seus pensamentos para o controle do seu corpo, movimentando pés e mãos. Pronto. Abra os olhos e retome suas atividades.

§ 30

Refinando a técnica. Após muitas experiências meditativas, recomendo a “meditação autossugestionada” sempre pela manhã, bem cedinho logo quando acorda, e a “meditação transcendental” à noitinha antes de dormir, quando tudo está mais tranquilo, mas sem cair no sono antes da hora… Este detalhe é muito importante pelo simples fato de a mente normalmente estar mais “desacelerada” e o estômago já mais vazio. O processo de digestão consome muita energia corporal, atrapalhando assim a entrada e permanência nos estados meditativos. Não é à toa que muitas das pessoas que têm a meditação já incorporada em suas vidas acabam por se tornar vegetarianos, mas cada um tem a sua dinâmica própria que deve ser respeitada. Para finalizar esta parte, gostaria de lembrá-los que a meditação trata-se de um processo cognitivo extremamente poderoso por agir nos recônditos das nossas memórias, em todos os níveis da mente: o consciente, o subcosnciente ou o inconsciente. Na segunda parte deste livro detalharemos a prática da “meditação transcendental”.

[*] Kundaliní é uma energia adormecida que fica concentrada na base da coluna.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1. Paramahansa Yogananda, AFIRMAÇÕES CIENTÍFICAS DE CURA, 1ª ed. Self-Realization Fellowship, 2008.

2. Hart, William, MEDITAÇÃO VIPASSANA: a arte de viver segundo S.N. Goenka, Associação Vipassana do Brasil, 1987.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *