Muitas perguntas, poucas respostas

#ricardobarreto #culturadevalor #valor #cultura #aforismos #AsAventurasdePi #indagaçõesexistenciais #epifania #filosofia #swamis #maya #Deus #consciência #imanência #energiacósmicauniversal

Mesmo não acreditando mais na dita “ilusão”, não propriamente ainda em seu conceito mais puro de maya, empregado pelos sábios swamis hindus, outrossim a de que a vida é cheia de surpresas, eu continuei firme em meus propósitos reflexivos, resoluto na nova trejetória evolutiva.

Veio por assim dizer, repentinamente, uma vontade incontrolável, até mesmo imatura – admito – só que tão genuína quanto a minha necessidade sincera de refletir sobre algumas das questões mais essenciais da vida!

Já que minha sina é mesmo a de refletir, profanar a linha de pensamento “rasa” que só leva à mediocridade, por que não compartilhar estas reflexões com os leitores? Não vejo outro motivo para escrever senão este. São indagações simples, porém profundas, do tipo:

  • O que importa de fato em nossas existências?
  • Nós, humanos, somos mesmo melhores que outros animais?
  • Para onde iremos após a morte do corpo físico?
  • Qual a relação de consciência e imanência?
  • Deus existe ou tá todo mundo enganado?

Mistérios da vida

Quando pensamos abertamente nestes mistérios, deixando os preconceitos, paradigmas e estereótipos de lado, constatamos que a maioria das respostas são invariavelmente vagas ou, o que nos deixa ainda mais preocupados, quando são convictas demais…

Na verdade, antes de buscar tais respostas, nos deparamos com um único fato: quanto desperdício de tempo! Vem aí um sentimento de indignação que nos impulsiona a questionar o porquê de tantos devaneios peseudo-sábios… Abaixo revelo as 3 indagações que me conduziram a um momento único de epifania existencial:

INDAGAÇÃO 1: como pudemos nos deixar levar por correntes efêmeras de pensamento esotérico, por legiões de acadêmicos presunçosos ou por religiões dogmáticas que nos satisfazem por um tempo, mas se mostram aos poucos vazias em sua própria essência?

INDAGAÇÃO 2: como deixamos passar a oportunidade ao alcance de todos, de preenchermos nossas lacunas existenciais com os verdadeiros valores, os valores da consciência, sem depender de mais ninguém, somente nós mesmos e, claro, com a ajudinha de um Guru?

INDAGAÇÃO 3: como, afinal, admitir que estamos ainda tão distantes do estado de imanência, porém tão perto de ressonar com a energia cósmica universal que se encontra dentro de nós mesmos?

Momento PI

Tenho cristalizado em minha mente o exato momento que este despertar se deu para mim. Acreditem: foi numa viagem a trabalho para Coréia (a do Sul) no ano de 2013. Estava eu à procura de qualquer sorte de distração para consumir aquelas intermináveis 24 horas de voo, quando me deparei com um filme pra lá de encantador…

Foi ele, em verdade, o grande responsável pela guinada na minha forma de pensar tais questões filosóficas e também religiosas, tendo desencadeado uma vontade quase que compulsiva de encontrar tais respostas, pelo menos um pouco mais plausíveis e menos impositivas, para as indagações supracitadas. O filme se chama “As Aventuras de Pi”.

Considerado um épico que nos leva a uma profunda reflexão sobre o verdadeiro sentido da vida e de como Deus está presente em todas as religiões,1 mesmo naquelas cujos devotos lutam incessantemente para se afastar Dele…

A cena do tigre agonizando num barquinho em alto mar é particularmente tocante. Melhor dizendo: imperdível! Confiram agora mesmo e tenham, per se, um momento de epifania!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1. Life of Pi (no Brasil, As Aventuras de Pi) é um filme americano, baseado no romance de 2001 de mesmo nome por Yann Martel. O filme é dirigido por Ang Lee e baseado em um roteiro adaptado por David Magee. Life of Pi foi lançado em 21 de novembro de 2012. Em 10 de janeiro de 2013 foi anunciado que Life of Pi havia recebido onze indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, tendo vencido os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *