MONITORAMENTO TECNOLÓGICO – MT-0002-2.0

#documentodeinteligência #documentodeinteligênciatecnológica #inteligênciatecnológica #documentostecnológicos #monitoramentotecnológico #software #controledeprocessos #ZTE

SELEÇÃO TECNOLÓGICA MT 2.1

As empresas foram selecionadas de acordo com a relevância das suas patentes publicadas na base de dados WIPO – PATENTSCOPE. Interessante observar somente 1 empresa “notoriamente” de software na lista: a “Microsoft”. Curioso também constatar empresas tradicionalmente do mercado de consumo como a “Sony” com significativa produção tecnológica na área de controle de processos. A TAG da aplicação de interesse foi traduzido para o inglês nas pesquisas.

PANORAMA TECNOLÓGICO MT 2.2

A gigante japonesa “Sony” conhecida pelos bens de consumo (eletrodomésticos) ficou no primeiro lugar do ranking com 636 patentes publicadas em 2016. Uma linha de produtos conhecida é a das “câmeras inteligentes” (ex. XCIVBOX) utilizadas especificamente para controle de processos industriais, etiquetagem e monitoramento de tráfego.

PARTICIPAÇÃO TECNOLÓGICA MT 2.3

O technological share das 5 principais empresas foi de 7%, significando que não há uma considerável concentração da produção tecnológica na aplicação de “contole de processos”. Interessante observar o domínio absoluto das empresas orientais nesta aplicação, sendo 4 das principais empresas japonesas e 1 chinesa (a ZTE Corporation).

COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA MT 2.4

É impressionante a ascensão da empresa entrante “ZTE” que em 2002 tinha somente 1 patente e em 2016 teve 314 patentes atrás somente da “Sony”. Interessante também observar a estratégia de saída da “Sony” e “Toshiba” que têm progressivamente diminuído os esforços tecnológicos na aplicação de “controle de processos”.

PROGRESSÃO TECNOLÓGICA MT 2.5

O CAGR da “ZTE” entre 2002 e 2016 chegou aos 47%, muito embora tenha-se observado um pequeno declínio nos últimos 3 anos. Salta aos olhos um período áureo de desenvolvimentos tecnológicos nesta área entre os anos de 2008 e 2012. A ZTE apresenta uma solução importante para gestão dos problemas de serviços no controle de processos chamada ZSmart Service Problem Management.

PRODUÇÃO TECNOLÓGICA MT 2.6

O forecast para 2018 está completamente mascarado porque houve uma inversão da curva de produção tecnológica com forte arrefecimento no ano corrente (só 42 patentes no Q1).

RADAR TECNOLÓGICO MT 2.7

Todas as patentes listadas são oriundas da China tendo-se em vista que a “ZTE Corporation” concentra todas as suas atividades de PD&I neste país. Nota-se ainda que boa parte destas patentes foram publicadas pelo WIPO via PCT e devem ser estendidas para diversos países na sequência.

RADIOGRAFIA TECNOLÓGICA MT 2.8

Destacou-se a patente WO/2017/054331 publicada em 06.04.2017 e com prioridade de 22.12.2015, tendo “LU, Zhien” como único inventor. Trata-se de um método e sistema para controle de temperatura em que é possível programar uma temperatura-alvo e esta se ajusta de acordo com as variações da temperatura ambiente.

https://patentscope.wipo.int/search/en/detail.jsf?docId=WO2017054331

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência tecnológica gerado em 24/04/2017

Base de dados tecnológica: PATENTSCOPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *