Análise científica 3.0 – envelhecimento

TAGs: envelhecimento, Brasil, São Paulo

SELEÇÃO CIENTÍFICA AC 3.1

Observou-se que há forte concentração das pesquisas sobre o ramo “envelhecimento” nas regiões sul e sudeste do Brasil. Os estados foram secionados pelas ocorrências mais relevantes na base de dados ScienceDirect.

PANORAMA CIENTÍFICO AC 3.2

O estado de “São Paulo” ficou na primeira posição do ranking em 2016 com 702 artigos publicados. Os estados do “Rio de Janeiro” e “Rio Grande do Sul” ficaram próximos na segunda e terceira posição com 174 e 151 artigos, respectivamente.

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA AC 3.3

Os estados competidores concentraram praticamente todas as publicações no Brasil (88% dos artigos em 2016).

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA AC 3.4

O estado de “São Paulo” manteve a liderança disparada entre os estados competidores durante todo o período de 2002 a 2016. Os estados entrantes ainda não apresentam regularidade de produção científica no ramo “envelhecimento”, estando bem distantes do desempenho dos estados competidores.

PROGRESSÃO CIENTÍFICA AC 3.5

O estado de “São Paulo” teve um CAGR de 13,8% no período de 2002 a 2016, mantendo forte crescimento das publicações neste ramo em quase todos os anos. O aumento da pesquisa sobre “envelhecimento” é coerente com os dados do Seade que apontam que a população idosa da cidade de São Paulo deve dobrar até 2030.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA AC 3.6

A estimativa do estado de “São Paulo” para o próximo ano é de aproximadamente 910 artigos publicados sobre “envelhecimento”. A base de dados ScienceDirect não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos, comprometendo a avaliação da produção científica.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 20/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *