RIQUEZA versus LUXÚRIA: § 37 – 39

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #riqueza #luxúria #recursosdariqueza #empresas

§ 37

Das realizações da riqueza. Se a felicidade não é o determinante, existe alguma outra razão para a riqueza ser considerada um dos valores mais almejados por todos, independente do gênero sexual, posição política, raça ou religião? Ainda são muito poucos os que não desejam dispor de abundância de recursos materiais nos dias de hoje… Sem dúvida, ela propicia inúmeras realizações, desde um passeio vespertino numa Ferrari pelas estradas da Toscana até a viagem dos sonhos para contemplar a beleza e simplicidade do Nepal! Mas por falar em capacidade de realização, nos remete àquele que é também considerado um valor fundamental, ainda que o mais perigoso de todos devido à dicotomia que o precede: o valor do poder. Apenas um detalhe: tudo o que a riqueza nos traz são conquistas “externas”, restritas ao plano físico. Alguma dúvida de que a felicidade não é deste mundo? Bem, acho que aí reside um belo problema de referencial…

§ 38

Dos recursos da riqueza. Cite agora alguns destes recursos propiciados pela riqueza. Estes são muito fáceis de se lembrar… Temos os recursos financeiros, bens móveis e imóveis, empresas, propriedades agrícolas, títulos diversos, minas, poços de petróleo e outros direitos de exploração com cessão dos governos, metais e pedras preciosas, obras de arte, licenças diversas, direitos autorais, patentes, entre outros. Mas lembre-se de que estamos tratando aqui somente dos recursos no plano físico. Existem certamente outros tipos de recursos, muito mais louváveis e valorosos no plano sutil, os quais veremos em detalhe noutra parte desta obra. Por ora, basta saber que não há mal algum em acumular-se riquezas materiais, desde que não atrapalhe sua busca pela verdadeira felicidade. Não pensem que é fácil deixar de se iludir com a luxúria e o poder. Algumas tradições religiosas da Índia antiga a chamam de maya. Veja, nem todos os “príncipes” deste mundo são com um Buda ou lord Shiva! 1

§ 39

Empresas: a fonte principal das riquezas. Por que será que as empresas são consideradas um recurso tão especial para gerar o valor da riqueza? Quando bem administradas podem representar, inequivocamente, uma fonte significativa de renda através da distribuição dos seus lucros e dividendos aos acionistas, bem como a remuneração do capital humano nela envolvido através dos salários pagos aos funcionários pelo trabalho realizado, sem falar da propagação da riqueza por toda a cadeia de fornecedores e clientes, não nos esquecendo ainda dos impostos recolhidos pelo governo, que sustentam a classe política e são, finalmente, repassados à sociedade na forma de serviços públicos. Bem, pelo menos esta é a lógica por trás do capitalismo, ou mais recentemente do tão bem-sucedido neoliberalismo. Acontece que nem sempre esta distribuição de riqueza é igualitária, não somente nas empresas, mas também nas economias dos países em geral. Este assunto foi recentemente abordado com genialidade pelo economista Thomas Piketty,2 destacando a inexorável preocupação com a desigualdade.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1. Não deixemos de citar a obra basilar das escrituras da filosofia vedanta, o Bagavad-Gita: as iti is, 1968, Bhaktivedanta Book Trust, Los Angeles: California, 1968.

2. Para um merecido mergulho sobre o tema que é vasto, não deixe de conhecer e degustar a obra definitiva do economista francês Thomas Piketty: O Capital, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *