“Lelés Lalaus” da cuca

#ricardobarreto #crônicas #leléslalausdacuca

Recentemente tenho me deparado com episódios que, de tão esdrúxulos, levam-me a crer num homem tão irracional quanto o mais rudimentar dos primatas! Isto mesmo. Não me julguem mal, mas é a puríssima verdade…

Pior ainda seria admitir que, muitas das vezes, sinto-me em melhor companhia do meu cão (por certo uma Consciência menos evoluída, porém despretensiosa e pura) do que com certos seres humanos repugnantes, cujas pequenas ações cotidianas deflagram uma raça da pior estirpe possível!


São eles os “Lelés Lalaus” da cuca. E diga-se de passagem que não falo só de políticos! É o perfil de uma sociedade. É o típico anti-cidadão. É do tipo que pula a fila, vai pelo acostamento e tudo o mais…


Lembremo-nos de que num regime democrático, os políticos são tão-somente um “extrato social” eleito pelo povo para representá-los aqui mesmo, na Terra e não nos céus…  E por mais inverossímil que possa parecer, há de chegar o dia quando estes que se julgam “por cima da carne seca” irão comer do “pão que o Diabo amassou”!

Muitos religiosos acreditam que este dia virá só depois da morte, perante o “julgamento divino”. Não penso eu, entretanto, que funcione o universo tal como um “reloginho newtoniano”. Não acredito mais nestas coisas: sorte (ou azar), aquela coisa de destino… Eistein foi mais perspicaz ao “pintar um caos organizado”, probabilístico e cíclico.

Longe de mim, querer blasfemar contra a “ordem religiosa” e os seus dogmas tão atrativos… Só quero dizer que este bendito dia chega sim. E muitas vezes ainda em vida!

Vem cauteloso, quietinho, como um coceirinha que incomoda, mas não passa. E no Brasil, por Deus, chegou na forma de “Operação Lava Jato”! Benditos sejam, por outro lado, os “Ouros”, os “Nots”, os “Osas”… Rendo-lhes minha mais sincera admiração!

O fato é que, a cada conquista fadada, a ambição não sossega, qual “fofoqueira amordaçada”… Além da veleidade dos bens materiais (não consigo conceber prazer numa mansão repleta de luxo e tão pouca alegria), são eles ludibriados ainda pela sensação de poder, do qual se servem para manipular e atrair as pessoas, os sanguessugas modernos!

Confesso nunca ter visto tamanha estultícia. Constroem relacionamentos que são como castelos de cartas… Acolhidos por palácios que mais parecem o verdadeiro “Éden na Terra” !

Eis onde falham. Eis porque murmuram de dores na solidão. Eis o porquê de invejarem e abominarem ao mesmo tempo os “pobres de espírito”. Enfim, eis o motivo da estranha loucura (aqui não no sentido patológico e sim de “debilóide” mesmo…) que, mais cedo ou mais tarde, os arrebata!

Atenção seus “Lalaus”, seus “Ufs”, seus “Ércias” e, agora, com todas as pompas e honrarias de líder carismático, os seus “Ulas”… [rss] Meus mais sinceros pêsames.

Sinto lhes informar que suas “caraterografias” acusam estarem todos com os dias contados. Os senhores têm a mais temível espécie de neoplasia: o câncer d´alma!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Conteúdo exclusivo de ricardobarreto.com

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes sociais!

Saiba mais:

  1. Barreto, R. L. LIVROVIVO: 2000-2002, 1a ed., Editor-Autor, 2003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *