Propósito de Vida

#ricardobarreto #contosdevalor #valores #valor #antivalor #culturadevalor #contos #história #biografias #filosofia #propósito #propósitodevida

O que torna a vida das pessoas realmente valorosa? Desde muito cedo percebi que havia algo de errado na maneira como muitos levam seus dias… A norma diz que devemos estar “integrados” ao grupo social para sermos felizes. Será mesmo que devemos aturar o papo sobre futebol, novela, dupla sertaneja ou o último escândalo de corrupção na política?  

Definitivamente esse não foi o “mundo” que escolhi para mim. E a boa notícia é que se você está lendo estas páginas, esse “mundo” também não lhe pertence! Mas atenção: isso não quer dizer que nossas vidas, sejam regadas de propósito. É preciso muito mais!!

É preciso direção rumo a uma sociedade de valores. É preciso instrução numa cultura de valor.1 É preciso planejamento com metas sobre qual o impacto que deseja causar no curto, médio e longo prazos. É preciso disciplina para perseverar em meio às dificuldades que enfrentará no caminho. Enfim, é preciso ser um pouco de tudo menos normal…

Isso não quer dizer que você precise ser como um Leonardo da Vinci, Einstein ou Gandhi… Não importa a dimensão desse impacto e sim o prazer de persegui-lo! Esse é o segredo para uma vida plena: o senso de propósito. Quando alguém olhar para você e souber exatamente onde quer chegar, terá certeza absoluta de que sua vida valeu a pena.

Veja o caso de Gandhi. Sua vida não teria sentido algum não fosse a luta incansável pela independência da Índia. Einstein, por sua vez, não teria sequer deixado seu cômodo emprego como agente de patentes em Genebra caso não sonhasse dia e noite com a tão sonhada relatividade geral. Que dizer então de Da vinci que morreu com inúmeras obras inacabadas numa busca inaudita pela perfeição de um simples sorriso?!  

Eu mesmo pus na cabeça que deveria abrir uma biblioteca ao público na cidade de Valinhos-SP e não descansarei enquanto assim não o fizer, bem como o “espaço” em homenagem ao meu saudoso avô e poeta consagrado, Silva Barreto,2 cujos vários livros publicados estão apenas aguardando o dia da inauguração! 

Pois bem. Agora que definimos melhor o conceito de propósito de vida, vamos explorar ao nosso redor e identificar quantas pessoas do nosso convívio têm um verdadeiro propósito de vida. Quão surpresos vocês ficarão ao perceber que pouquíssimas pessoas têm um plano definido de como criar valor sustentável!

Foi por isso que decidi escrever este livro, buscando inspiração na vida daqueles que definitivamente não passaram incólumes por este mundo, seja na criação ou destruição de valor, seu legado permaneceu cravado na memória de muitos de nós!

São, portanto, seres imortais que habitaram em diferentes regiões do planeta e viveram em épocas díspares da humanidade, cravando suas pegadas nas sendas da ciência, política, religião, artes, tecnologia, economia, comunicação…  

As histórias deles serão relatadas no formato de contos que são uma narração curta, neste caso verdadeira pelos relatos que nos chegaram, dentro de um espaço e tempo limitados. Buscaremos enredos envolventes, com trama conflituosa envolvendo os personagens sob a ótica do narrador.

Os contos sempre versarão sobre um valor e o seu respectivo antivalor, quais sejam a saúde versus doença, o conhecimento versus ignorância a cultura versus superficialidade, entre outros, de modo que a ação possa criar ou destruir valor ora no plano físico, ora no plano sutil.

O narrador, mais do que nunca, deixará de ser um mero observador e a cada capítulo terá não só que conceituar os valores e seus respectivos antivalores em ação, como também precisará emitir o “juízo de valor” com base nos fatos narrados.

Esse panorama permitirá ao leitor discernir sobre o que é moral e amoral, o que é ético e antiético, respeitando seu próprio sistema de crenças. Eis mais uma obra de caráter evolucionista! Espero que apreciem os nossos Contos de Valor.    

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CONTOS DE VALOR: vidas marcadas por um propósito

Saiba mais:

1. Barreto, R. L. Cultura de Valor: aforismos para uma vida plena, Valinhos-SP: Editor-Autor, 2022.

2. Uma coletânea dos maiores poemas das três fases poéticas de Silva Barreto: A Viagem de uma Lágrima… e outros poemas, São Paulo: AnimA Produções, 2004.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *