PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA PT-0002-2.0

#documentodeinteligência #documentodeinteligênciatecnológica #inteligênciatecnológica #documentostecnológicos #prospecçãotecnológica #internet #mobile #Google

SELEÇÃO TECNOLÓGICA PT 2.1

As empresas selecionadas foram responsáveis por cerca de 91.500 patentes sobre “mobile” nos últimos 15 anos. Deve-se destacar que a palavra mobile também se aplica a outras tecnologias e não somente para telefones celulares.

PANORAMA TECNOLÓGICO PT 2.2

A Samsung ficou em primeiro primeiro lugar no ranking com 1898 patentes publicadas em 2016. Interessante observar que empresas tradicionais do segmento como a Apple, Motorola e Nokia não figuraram mais entre as principais em termos de produção tecnológica.

PARTICIPAÇÃO TECNOLÓGICA PT 2.3

As 5 principais empresas foram responsáveis por aproximadamente 7% de todas as patentes publicadas em 2016. O technological share da Samsung foi de 4%. Já o Google apareceu pela primeira vez entre as principais empresas com 1%.

COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA PT 2.4

A Samsung se manteve na liderança em quase todo o período, muito embora seu pico de desenvolvimento tenha ocorrido em 2007 com 3.042 patentes publicadas. Já a Ericsson que era líder em 2001 reduziu gradativamente sua produção tecnológica (quase 60%) perdendo posições para Qualcomm e ZTE Corporation. Impressionante a ascensão da Google como novo “entrante”, saltando de 2 patentes em 2002 para 309 em 2016 e passando empresas tradicionais como a Apple e Nokia.

PROGRESSÃO TECNOLÓGICA PT 2.5

A Google teve um crescimento impressionante no últimos 10 anos, mas o perfil “sinoidal” da curva indica que já passaram da fase “áurea” de desenvolvimentos na área. Não foi possível calcular o CAGR porque a geração de patentes foi nula no primeiro ano considerado.

PRODUÇÃO TECNOLÓGICA PT 2.6

Confirma-se no ano corrente que o Google está desacelerando seus esforços na área com uma média de 18 patentes por mês, bem abaixo do esperado.

RADAR TECNOLÓGICO PT 2.7

A maioria das patentes foi publicada no escritório americano USPTO, muito embora algumas tenham sido também protegidas nos escritórios europeu EPO e mundial WIPO. O país cessionário de todas as patentes é os Estados Unidos, onde se localiza a sede corporativa e centro de P,D&I do Google.

RADIOGRAFIA TECNOLÓGICA PT 2.8

A patente 3171317 foi aplicada pelo Google (Estados Unidos) em 18.09.2012 e publicada em 24.05.2017. A patente prevê uma forma de realizar transações de pagamento sem contato pelo celular através de um elemento de segurança e sistema de comunicação.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência tecnológica gerado em 15/06/2017

Base de dados tecnológica: PATENTSCOPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *