ANÁLISE TECNOLÓGICA – AT-0002-2.0

#documentodeinteligência #documentodeinteligênciatecnológica #inteligênciatecnológica #documentostecnológicos #análisetecnológica #inkjet #EstadosUnidos

SELEÇÃO TECNOLÓGICA AT 2.1

Foram selecionados majoritariamente os países que apareceram como prioritários nas ocorrências mais recentes da WIPO sobre o ramo campo tecnológico “inkjet”. As pesquisas na base de dados PATENTSCOPE da WIPO foram realizadas com os respectivos códigos (duas letras) dos países de interesse.

PANORAMA TECNOLÓGICO AT 2.2

O Japão é disparado o país com o maior número de patentes publicadas em 2016 no campo tecnológico “inkjet”. Foram 450 patentes contra 97 do segundo colocado (os Estados Unidos). O Brasil, especificamente, não apresentou nenhuma patente publicada neste ano. Sua última patente foi publicada em 2010 e é da empresa RISKEMA INFORMÁTICA E AUTOMAÇÃO LTDA.

PARTICIPAÇÃO TECNOLÓGICA AT 2.3

Os países competidores detiveram 63% das patentes publicadas sobre “inkjet” em 2016, o que representa elevada concentração dos esforços de desenvolvimento nesta área. De acordo com a nossa experiência, concentrações da participação tecnológica acima de 30% são consideradas elevadas, entre 10 e 30% medianas e até 10% são baixas.

COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA AT 2.4

O Japão assumiu a liderança da competição tecnológica sobre os Estados Unidos em 2003 com um salto impressionante passando de 290 para 1.034 patentes publicadas neste ano. Importante observar que desde 2005 ambos os países têem reduzido gradativamente a produção tecnológica nesta área, o que indica uma possível estratégia de saída. Entre os países entrantes destaca-se a Coréia do Sul que teve um pico de produção tecnológica em 2007 e, desde então, também reduziu drasticamente os esforços de desenvolvimento na área. Comparativamente os demais países apresentam produção tecnológica irrisória no campo tecnológico “inkjet”.

PROGRESSÃO TECNOLÓGICA AT 2.5

Os Estados Unidos tiveram, em realidade, um decréscimo de 10% em sua produção tecnológica nos últimos 15 anos. Na contramão da produção tecnológica estão as novas aplicações e o desenvolvimento de mercado das tecnologias “inkjet”, cujo crescimento tem impressionado nos últimos anos. Segundo a ink world, o crescimento do segmento de impressão digital como um todo se deve aos avanços tecnológicos na área que possibilitaram maior velocidade, qualidade e menor custo. Pode-se concluir que não se trata de uma estratégia de saída. Houve sim um período áureo de desenvolvimentos até o início da década de 2000, seguido de uma forte expansão de mercado.

PRODUÇÃO TECNOLÓGICA AT 2.6

Espera-se que em 2018 os Estados Unidos tenham prioridade sobre cerca de 80 patentes a serem publicadas no campo tencológico “inkjet”. Apesar da projeção de queda, deve-se destacar a possibilidade de uma “onda” de desenvolvimentos tecnológicos em novas aplicações além de impressão. Em relatório da BBC Research (mar/2017), destaca-se os avanços tecnológicos recentes em microfluidos, sistemas microeletromecânicos e nanotecnologia.Tais avanços, segundo a Hewlett-Packard, podem viabilizar a entrada em mercados inexplorados como televisores, displays de computador, circuitos eletrônicos impressos, entre outros.

FLUXO TECNOLÓGICO AT 2.7

O fluxo tecnológico dos Estados Unidos no campo “inkjet” é positivo. Ou seja, ainda ocorre significativa transferência tecnológica oriunda deste país.Observa-se que os principais destinos das patentes americanas não estão entre os países competidores. Mais de 90% das “patentes de saída” estão sendo destinadas para outros países. Isto significa que estão numa fase de proteção das tecnologias em mercados emergentes, menos maduros do ponto de vista tecnológico nesta área. Entre os países competidores, somente o “Reino Unido” e a “China” protegeram suas invenções nos “Estados Unidos” em 2016.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência tecnológica gerado em 29/03/2017

Base de dados tecnológica: PatentScope

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *