PROSPECÇÃO CIENTÍFICA – PC 1.0

#química #síntese #biossíntese

SELEÇÃO CIENTÍFICA PC 1.1

Foram selecionadas somente pesquisas relacionadas que envolvessem técnicas diferentes ou derivações metodológicas para obtenção sintética de compostos químicos. Importante observar neste documento a evolução no tempo do grau de correlação das pesquisas relacionada com a linha de pesquisas em foco “síntese”. Isto significa que foram contabilizados somente os artigos em que ambos os TAGs (da linha de pesquisa e da pesquisa relacionada) apareceram no ABSTRACT. Destaca-se ainda que todas as pesquisas na base de dados ScienceDirect foram realizadas com as TAGs traduzidos para o inglês.

PANORAMA CIENTÍFICO PC 1.2

Chamaram atenção, nas primeiras colocações, as técnicas ecologicamente corretas como a “síntese verde”, “síntese hidrotérmica” e “síntese no estado sólido” que não utilizam solventes tóxicos. Tradicionalmente muitos métodos faziam uso de solventes tóxicos que estão sendo progressivamente banidos com o aumento do rigor da legislação ambiental em muitos países. Segundo a Agência Européia de Segurança e Saúde no Trabalho, estes solventes podem causar diversas doenças dependendo da sua volatilidade e lipossolubilidade.

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA PC 1.3

As principais pesquisas relacionadas representaram juntas aproximadamente 20% de todos os artigos científicos correlacionados em 2016.

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA PC 1.4

As pesquisas relacionadas a “síntese verde” e “síntese hidrotérmica” se descolaram das competidoras a partir de 2010, assumindo o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Em 2002 a pesquisa relacionada “biossíntese” estava na liderança e foi perdendo relevância ano após ano, muito embora tenha-se observado uma retomada nos últimos anos.

PROGRESSÃO CIENTÍFICA PC 1.5

A pesquisa relacionada “biossíntese” teve um CAGR de 6,9% entre 2002 e 20016. Este crescimento é coerente com o aumento da procura por produtos de origem natural que não sejam dependentes de fontes não-renováveis e ecologicamente mais amigáveis. Algumas empresas têm se destacado neste cenário com a missão de desenvolver e produzir produtos genômicos e proteômicos como proteínas, oligopeptídeos e anticorpos. Um exemplo é a empresa Bio-Synthesis Inc. sediada em Lewisville (Texas, USA).

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PC 1.6

A estimativa para o próximo ano de artigos correlacionados a “biossíntese” é de aproximadamente 460 artigos. A base de dados utilizada não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos científicos, impossibilitando a visão da produção científica.

RADAR CIENTÍFICO PC 1.7

Os artigos correlacionados mais relevantes abordam a obtenção de importantes produtos naturais por diferentes metodologias. Estes artigos foram publicados numa gama variada de periódicos científicos como Tetrahedron, Journal of Biotechnology e Journal of Hazardous Materials. Aqueles em que não foram apresentados o volume e a página ainda estão em fase de correção da prova final antes da publicação.

RADIOGRAFIA CIENTÍFICA PC 1.8

Detalhou-se o artigo publicado em 2016 no periódico “Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology” (vol. 161, p. 141) pelo pesquisador “Saiqa Ikram” (India) e colaboradores. O artigo já apresenta 4 citações em menos de 1 ano, o que comprova sua relevância neste campo de estudos.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 10/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *