MONITORAMENTO CIENTÍFICO – MC 1.0

#química #síntese #sínteseorgânica

SELEÇÃO CIENTÍFICA MC 1.1

Chama a atenção o alto grau de correlação do ramo científico “química” com as linha de pesquisas “síntese” e “polímeros”. Outros materiais que se destacaram entre as linhas de pesquisas selecionadas são os “produtos naturais” e as “zeólitas”. Todas as pesquisas na base de dados ScienceDirect foram realizadas com as TAGs traduzidas para o inglês.

PANORAMA CIENTÍFICO MC 1.2

A linha de pesquisas “síntese orgânica” ficou em quarto lugar do ranking com 91 artigos científicos correlacionados em 2016, bem acima da média dos últimos 15 anos. Tal fato indica um aumento recente da importância da linha de pesquisas “síntese orgânica” dentro do ramo científico “química”.

PARTICIPAÇÃO CIENTÍFICA MC 1.3

As principais linhas de pesquisas representaram juntas aproximadamente 26% dos artigos correlacionados diretamente ao ramo científico “química” no ano de 2016.

COMPETIÇÃO CIENTÍFICA MC 1.4

É visível o crescimento significativo da correlação da linha de pesquisas “síntese”, em especial a partir do ano de 2010. Em contrapartida, duas linhas de pesquisas (“produtos naturais” e “catalisadores”) começaram a inverter a tendência da curva de correlação a partir de 2015.

PROGRESSÃO CIENTÍFICA MC 1.5

O CAGR da linha de pesquisas “síntese” ficou em 7,8% no período de 2002 a 2016, com destaque para o salto de crescimento observado a partir de 2011. Observou-se certa estagnação de 2006 até 2010, possivelmente devido aos cortes realizados por agências de fomento após a crise econômica mundial de 2008/2009. Segundo o The Guardian (edição 15.08.2011), tomando o Reino Unido como exemplo, mais de 100 cientistas protocolaram um abaixo assinado contra os cortes anunciados pela agência EPSRC.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA MC 1.6

A estimativa para o próximo ano é de aproximadamente 570 artigos científicos em “síntese” correlacionados diretamente ao ramo “química”. Esta base de dados não disponibiliza a publicação mensalizada de artigos, comprometendo a avaliação da produção científica. Foram “zerados” os valores dos meses de janeiro, fevereiro e março somente para obter o forecast para o próximo ano.

RADAR CIENTÍFICO MC 1.7

Nota-se que são variados os periódicos científicos com artigos relevantes publicados na linha de pesquisas “síntese” correlacionada ao ramo “química”. Destaca-se o periódico “Chem” que é uma publicação recente da editora “Cell” (início em julho de 2016) e já conta com 2 artigos em destaque na lista.

RADIOGRAFIA CIENTÍFICA MC 1.8

O artigo relata a história do surgimento e evolução da química orgânica sintética e suas aplicações.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Documento de inteligência científica gerado em 09/03/2017

Base de dados científica: ScienceDirect

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *