PROSPERIDADE versus MISÉRIA – 121 – 123

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #prosperidade #miséria #moedadivina #Bitcoin #criptomoedas #meditação #EckhartTolle

§ 121

A “moeda divina”. Hoje a mineração de ouro já não é mais tão cobiçada quanto os sofisticados cálculos matemáticos processados por megacomputadores para se gerar Bitcoins. Temos assistido pequenos investidores, porém audaciosos, se tornarem milionários da noite para o dia. Sim, ficou fácil tal proeza! Agora está muito mais para “roleta russa” do que a loteria da esquina… Basta ler a coluna diária de qualquer site de investimentos, comprar um “punhado” da criptomoeda da vez e shazam!! Tem até países como o Irã se aproveitando da brecha para romper bloqueios econômicos dando impulso à mineração em grande escala. Fato é que este novo tipo de especulação financeira foi bastante criticado no início, no entanto vem ganhando importância nos últimos anos, sendo reconhecido gradativamente por órgãos reguladores, grandes bancos e fundos de investimentos. Em 2021 atingiu-se a impressionante cifra de mais de 1 trilhão de dólares de criptomoedas circulando no mundo! Agora pense comigo sobre o outro lado da história. Será que o ser humano ainda não se apercebeu que donde vem tanta “pseudo” prosperidade também vem a sua miséria futura? Por que insistem em apostar todas as “fichas” em algo que perece tão rápido quanto vem?? Vale a pena idolatrar especuladores bilionários e fanfarrões como um Elon Musk??? Penso que não. Vejo muito mais valor gerado na obra de um Dalai Lama ou uma Malala Yousafzai. Verdade seja dita: a única e mais valiosa de todas as moedas é isenta de qualquer tipo de especulação e tributação: é a “moeda divina”!

Há de chegar o tempo em que o ser humano irá minerar a “moeda divina” ao invés de criptomoedas! Não por desafios matemáticos e sim pelo ativismo social e ambiental.

§ 122

Evolução em dois planos. Vamos então desviar nossa atenção para a mais valiosa de todas as moedas: aquela que é gerada pela vibração cósmica (OM). Gerar valor nos planos físico e sutil independe do estágio de amadurecimento do ser consciente. Existe uma linha muito tênue que separa estes dois planos a todo instante. Há uma constante interconexão entre os mesmos, sendo que a “energia imanente” e a “energia consciencial” são os únicos pontos de interface. No fundo só existe uma única forma de energia que chamamos de “energia vital”. É a energia divina, a energia criadora, geradora da vida propriamente dita! Sem ela, os seres, humanos ou não-humanos, não passariam de matéria inanimada. Demais formas de energia, são apenas variantes para mesma designação, dependendo da sua origem que são irradiadas diretamente da Fonte, daí o nome de “energia imanente”. Quando oriunda da uma consciência, diz-se tratar-se de “energia consciencial”, muito embora já esteja claro para o leitor, nesta altura, que a consciência que habita o ser é, na realidade, uma centelha divina!!

§ 123

O poder da meditação. Mas como será que estas energias ditas “sutis” podem interagir entre si? O segredo está no “estado de conexão”. Diz-se que a consciência se “conecta” quando está plenamente no momento presente, com todos os sentidos aguçados na essência do ser que é divino! Eckhart Tolle nos alerta para o poder do agora,1 dando outra “roupagem” para algo milenar: a meditação. Dar-se-á estes estados meditativos quando forçosamente desliga-se das preocupações do plano físico, mais precisamente dos sentidos que o ligam a este mundo, desacelerando-se os pensamentos e, então, os direcionando para a Fonte criadora. Os iogues indianos são os mestres nesta ciência da meditação.2 Qualquer um é capaz de tal “conexão”. Na verdade, já o fazem até mesmo de forma inconsciente quando dormindo… Ou senão, quando em oração, estamos “conectados”. Quando ouvindo uma bela canção, estamos “conectados”. Quando apreciamos, silenciosamente, o espetáculo de um belo pôr do sol, sim, estamos muito conectados!!! A Fonte Criadora é onipresente e inesgotável. Basta a consciência ressonar na sua frequência.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Saiba mais:

1. Tolle, Eckhart, O poder do agora: um guia para iluminação espiritual, Rio de Janeiro: Sextante, 2002. 

2. Goleman, D. A ciência da meditação: Como transformar o cérebro, a mente e o corpo, 1a ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *