PUREZA versus KARMA – 115 – 117

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #pureza #karma #materialização #ressurreição #menteconsciente #subconsciente #karmacoletivo #evoluçãoplanetária #pandemia #Covid-19 #DivaldoFranco

§ 115

Fenômenos de materialização e ressurreição. Não é nada fácil de acreditar, porém são inúmeros os credos religiosos com relatos deste tipo de fenômenos que só acontecem entre os puros ou praticamente livres de karma… Sabemos que onde há seres “santos”, há milagres! E milagre nada mais é do que um evento inusitado que choca a humanidade e cuja explicação ainda é desconhecida da ciência. São, via de regra, conduzidos por seres evoluídos, versados nas técnicas de manipulação da energia cósmica universal. Existem inúmeros relatos de fenômenos de materialização de objetos, curas de enfermos irreversíveis e, o mais impressionante de todos os fenômenos de materialização: a ressurreição. Recentemente tomei contato com relatos de fiéis do grande líder espiritual indiano, Sai Baba, que era capaz de materializar objetos tão variados quanto um relógio de ouro ou operar curas inacreditáveis de paralíticos.1 A materialidade dos fatos é inequívoca, com testemunhos recentes de inúmeras autoridades científicas e de diversas religiões. Já a ressurreição é um fenômeno bem mais raro. Acontece no intercurso evolutivo da humanidade quando seres muito evoluídos, que já se libertaram da necessidade de reencarnar, carecem de se manifestar com uma missão evolutiva específica, através de comunicação individual e/ou coletiva. Talvez o caso mais conhecido tenha sido a ressureição de Jesus Cristo que foi crucial para sustentar a fé entre seus discípulos e apóstolos. Paramahansa Yogananda, em sua autobiografia, também relata materializações e aparições lúcidas do seu guru Sri Yukteswar.2

§ 116

Perturbações da mente consciente e subconsciente. Já falamos um pouco sobre como podemos acessar estados de “superconsciência” através da concentração seguida de meditação. Também reforçamos o poder dos estados meditativos para manter o controle da mente. Agora veremos o contrário:

O que realmente nos tira do sério ou nos faz sorrir? Na verdade, não se trata de “algo” ou “alguém”. O grande segredo está em aceitar que só depende de nós mesmos…

Nós somos 100% responsáveis pelo que nos acontece! É o nosso karma que determina o agora, o daqui a pouco e o mais adiante… São, na verdade, os “gatilhos emocionais” que disparam determinada ação (ou reação) ligada à interpretação da nossa mente sobre aquele fato, a qual pode ser positiva, neutra ou negativa, de acordo com as experiências “gravadas” em nossa memória consciente ou subconsciente. A visão budista é um belo exemplo dessa teoria milenar, da época dos Vedas indianos. A explicação para todo sofrimento provém de apenas duas condições: o apego ou a aversão. Ou sentimos “apego” por algo que nos atrai ou sentimos “aversão” por algo que tenhamos experiência traumática anterior. Se me apego demais a alguém e esta pessoa morre ou me deixa, sofro imensamente. Ao passo que, se tenho pavor de altura e sou forçado a viajar de avião, dá arrepios só de pensar! Para complicar ainda mais, quando durmimos, a mente subconsciente popula a “tela dos sonhos” com um mix de todos estes medos…            

§ 117

Karma coletivo e evolução planetária. Existe muita gente que já se apercebeu que esta pandemia vai muito além da tragédia humanitária dos lares arrasados pelas vítimas do Covid-19, dos desafios contra o relógio para médicos e cientistas, das “cabeçadas” políticas aqui e até mesmo em nações desenvolvidas para organizar o sistema de saúde, das empresas farmacêuticas impulsionando seus balanços com uma verdadeira “corrida pelas vacina”, dos impactos macro e microeconômicos como desemprego e pressão inflacionária empobrecendo ainda mais a população das economias pobres e emergentes, bem como tantos outros efeitos que não nos venceriam as páginas… Primeira grande lição de tudo isso: o vírus (ou melhor, a natureza) merece respeito! Precisamos conhecer os limites da biologia molecular e tantas outras ciências que estão “brincando de deuses”, haja vista que os resultados podem ser catastróficos para toda humanidade. Do ponto de vista espiritual, o significado pode e deve ser muito positivo. Tanto que Divaldo Franco, expoente da doutrina espírita no Brasil, está apregoando que os grandes Mestres do plano sutil, estão em uníssono com os preparativos de transição do mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração.3 Será mesmo este o significado de tudo isso?! Bem, o karma coletivo perante o planeta Terra é um só, mas o “remédio” certamente é diferente para cada povo e seus diferentes graus de responsabilização. De qualquer forma, a evolução como um todo é inconteste, assim como o foi nos dois períodos pós-guerra que amargamos no século XX, a gripe espanhola e tantas outras epidemias e guerras em diferentes escalas e países que marcaram decisivamente nossa história e, acima de tudo, o nosso porvir!      

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo VALOR: desvendando conceitos e quebrando mitos

VOLUME II – CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Saiba mais:

1. Murphet, Howard, Trilhando o caminho com Sai Baba, 5a ed., Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.

2. Yogananda, Paramahansa, Autobiografia de um Iogue, 3a ed. Self-Realization Fellowship, 2016.

3. Divaldo Pereira Franco, No Rumo do Mundo de Regeneração, Editora Leal, 1ª edição, 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *