SIMPLICIDADE versus COMPLEXIDADE § 82 – 84

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #simplicidade #complexidade #receptoresdivinos #poderesdecura #JesusCristo #interaçõesinterconscienciais #KriyaYoga

§ 82

Receptores divinos. Deus “não joga dados”, nem tampouco preveria um universo desprovido de sentido. A chave para este elo de conexão é a consciência cósmica. Mas quais seriam os receptores destes “sinais” enviados pela consciência? Decerto que toda célula é uma entidade viva, cuja inteligência, contrariamente ao nosso corpo físico que se localiza no cérebro, fica difusa na membrana celular onde ocorrem as interações com o meio externo (a biologia molecular assim já o comprovou). De sorte que a energia consciencial pode afetar seus receptores de sinais químicos (átomos, células, moléculas, etc.) através da chamada “mente celular”, assim como pode afetar nossos pensamentos através da “mente humana”.[*] São, portanto, reconhecidos apenas 2 níveis de interação, um macro e outro micro. Bem parecida a teoria da consciência cósmica universal com as dicotomias da física quântica e clássica, não o é?! Continuemos.

§ 83

Das interações interconscienciais. E poderia uma consciência afetar as células de uma outra consciência? Sim e não, uma resposta pra lá de zen… [rss] A consciência só transmite sinais através das células do seu próprio corpo físico. O que pode ocorrer, no entanto, é o que chamamos de interações interconscienciais que podem ocorrer de 2 formas: com a consciência projetada ou não-projetada (veremos mais a frente alguns conceitos da Projeciologia). A não-projetada decorre puramente da força do pensamento, através daquilo que o meu guru Paramahanbsa Yogananda chamava de “afirmações científicas”. A outra necessariamente precisa passar por uma projeção da consciência, seja de forma autônoma (nos sonhos) ou guiada nas projeções lúcidas. De qualquer forma, o importante é que estas interações interconscienciais são as responsáveis por contribuir para “geração” ou “destruição” de valores nos planos físico e/ou sutil.

§ 84

Os poderes de cura. Dê um exemplo de como este fenômeno de interação interconsciencial se processa. São inúmeros os exemplos nos diversos níveis de interação interconsciencial e para cada um dos valores no plano físico, no entanto chama-nos especial atenção o legado de curas físicas realizadas por Jesus Cristo e narradas com riqueza de detalhes na Bíblia. Neste sentido, destaca-se uma situação em que Jesus foi abordado por um oficial romano que lhe pediu para que curasse um companheiro de campanha que não estava presente fisicamente e que estaria morrendo num dos acampamentos do exército. Jesus disse que poderia partir e que, naquele instante, ele estaria curado. Passado algum tempo, de fato o oficial romano, perplexo, relatou que a cura havia sucedido bem naquela hora que esteve com Jesus. Ou seja, certamente Jesus projetou-se conscientemente naquele instante e propiciou o fenômeno através do seu pleno domínio da força cósmica. Assim, finalizamos a primeira parte deste livro: com o poder da energia criadora manifesta em vida! Vamos agora aos recônditos domínios e bem mais vastas perspectivas do plano sutil.


[*] Nos ensinamentos de Kriya Yoga, Paramahansa Yogananda chega a apontar qual é a região do cérebro humano onde ocorre a interação com a energia cósmica. Seria, mais precisamente, a medulla oblongata, apelidada de a “boca de Deus”. Agora, no nível da célula, não se sabe ainda qual seria o ponto de conexão na superfície da membrana celular. Por extrapolação, também deve haver um. Só não o conhecemos ainda!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *