CONHECIMENTO versus IGNORÂNCIA § 52 – 54

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #ignorância #conhecimento #desinformação #funildevalor

§ 52

Soluções para escalabilidade de informações. Como podemos lidar com esta geração desenfreada de informação? Da ânsia exagerada por conhecimento em que a sociedade está se afogando, gerando mais desinformação que outra coisa: a forma mais lamentável de ignorância… São duas as alternativas que se reforçam concomitantemente: ora põe-se “amarras” ao pensamento, ora sistematiza-se o pensar para limitar os registros na memória. Uns até chegaram a defender o tal do ócio para propiciar tempo à eclosão da criatividade.1 Outros preferem a reclusão aos estados meditativos para acalmar a mente, perseguindo o equilíbrio entre o corpo e a mente.2 Ainda existem aqueles que propalam que a mente deve ser organizada, da mesma forma que organizamos o armário das nossas casas ou a agenda de compromissos.3 São tantas as alternativas que não podíamos deixar de propor mais uma…

§ 53

Funil de valor: para quê? Não tem jeito. Precisamos aprender a viver e a “conviver” na chamada economia da informação. Do fluxo de dados que se nos apresenta a todo instante, precisamos de encontrar uma forma de “separar o joio do trigo”. Vejamos. Acredito piamente que não existe uma fórmula única para lidar com o verdadeiro “caos informacional” que bombardeia nossa consciência a todo instante. No entanto, vamos nos arriscar a criar uma “regra de ouro” alinhada ao propósito de disseminar a Cultura de Valor: algo simples e que possa orientar nossas atitudes de forma prática e eficaz. Esta regra, na verdade, é um tipo de “filtro” que chamamos de funil de valor.

Uma imagem contendo copo, copo descartável

Descrição gerada automaticamente
Figura. Regra do funil de valor.

A cada estímulo informacional recebido, devemos fazer uma única indagação: isto estimula em mim pensamentos que geram ou destroem valor? Será, assim, muito mais fácil de identificar aquilo que é aproveitável em pelo menos algum aspecto das nossas vidas ou “pura” perda de tempo! À primeira vista, pode parecer muito estranha esta conversa íntima a todo instante, mas aos poucos perceberemos que esta é, na verdade, a chave do autocontrole e, arrisco-me a dizer: do próprio sucesso das nossas ações. Lembrem-se que o fluxo de pensamentos que bombardeiam a nossa mente, a cada novo estímulo informacional, são os propulsores de uma cadeia de ações e hábitos, determinantes para o resultado final em nossas vidas: a tão almejada geração de valor.

§ 54

Game versus Desassossego. Imaginemos a seguinte situação: ao acordar num feriado, enquanto uma adolescente toma seu leitinho com chocolate, recebe o telefonema de uma amiga do condomínio convidando-a para uma sessão de videogame em sua casa. Sabe, aquele joguinho novo que todos estão comentando nas redes sociais… Ela se lembra, após desligar a ligação, que a sua professora de literatura tinha dado a dica de aproveitar o feriado para ler o primeiro capítulo do chamado “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa e escrever uma resenha sobre ele.4 Qual a fonte de informação que ela deverá optar neste caso? Não há dúvidas de que ambas geram fortes estímulos na garota. No entanto, se utilizasse o “funil de valor”, o heterônimo de um Fernando Pessoa traria muito mais luz aos seus pensamentos desta manhã ensolarada…     

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1De Masi, D. O Ócio Criativo, Rio de Janeiro: Sextante, 328 p., 2000.

2. Benson, H., Proctor, W. Relaxation Revolution: the Science and genetics of mind-body healing, 2010, New York: Scribner, p. 3-20

3Ibid.

4. Pessoa, Fernando, Livro do Desassossego por Bernardo Soares, vols. I e II. Lisboa: Ática, 1982.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *