EMPREENDEDORISMO versus COMODISMO: § 25 – 27

#ricardobarreto #culturadevalor #valores #cultura #aforismos #empreendedorismo #comodismo #prosperidade #propósito

§ 25

Uma nova visão da prosperidade. Ser próspero não é ser rico. Longe disso… Para ser próspero de fato, é preciso ser tão rico quanto igualmente feliz. Não adianta de nada acumular bens materiais se você acaba por se tornar um ser humano mesquinho e sovina! Além do prazer dos sentidos, a solidão, ou melhor, o vazio nos relacionamentos é a sua única conquista real, palpável em sua vida… Pode-se assim concluir que o “cooperativismo” é a única chave para prosperar em qualquer situação? A cooperação, ou a colaboração, pode ser vista como a técnica mais sustentável de se gerar riqueza, seja no plano físico como também no sutil. Em especial, quando se aplica o recurso de escalonamento via “colaboração em massa”, os resultados são totalmente inusitados. Qualquer obra social que se preze não vai muito longe se não tiver um bom punhado de colaboradores assíduos…

§ 26

Um propósito de vida. Como ficam aqueles menos propensos a cooperar? Refiro-me àqueles que preferem competir sagazmente ou quando muito apenas assistir à evolução e usufruir dos seus benefícios depois de realizados… Eu diria que os primeiros (os competitivos) apenas escolheram a estratégia menos sustentável. Já os outros (os acomodados), assim como “parasitas”, vivem das migalhas de um “hospedeiro” e não percebem nunca que o grande segredo da existência está justamente em perseguir tais realizações… É justamente por isso que não condeno nem um pouco aqueles que fazem uso da técnica do “ócio criativo”, propalada pelo reconhecido sociólogo italiano Domenico De Masi. Claro que os momentos de quietude e inação são fundamentais para recarregar as forças físicas, mentais e emocionais, tão essenciais para superar os desafios da jornada rumo às grandes conquistas. Triste mesmo, no entanto, é perceber que muitas pessoas são completamente desprovidas de objetivos no médio e longo prazo. Vivem um dia após o outro, sem um rumo bem claro, um propósito maior, sendo facilmente influenciadas por falsas crenças e absortas em superficialidades… Oxalá!

§ 27

O andarilho. E o que leva tais pessoas a seguirem este caminho de devaneios materiais e sem sentido? O comodismo se dá, via de regra, pela falta de perspectivas, de visão mais clara, objetiva, enfim, de um rumo melhor. Acreditam piamente que estão no melhor caminho e dele não arredam o pé! É como o “andarilho” que não enxerga o que existe por detrás da colina. Há uma venda em seus olhos, uma barreira que lhe parece intransponível… Acontece que esta realidade só pode ser alterada com esforço, justamente o elemento pelo qual padecem. Na verdade, antes do esforço é necessária uma “tomada de decisão” estratégica, a qual se resume em uma única palavra: a BUSCA. Basta optarem por buscar um sentido maior para suas existências! Só isso.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *