PASSO 2: nossos pensamentos

#ricardobarreto #culturadevalor #valor #cultura #aforismos #pensamentos #síndromedopensamentoacelerado #ansiedade #estadodecoerênciaconsciencial #programaçãoneurolinguística #meditação

Acredito piamente que os leitores que chegaram até aqui têm minimamente a convicção de que o poder dos nossos pensamentos é bem maior do que julgamos, ou mais propriamente, do que praticamos em nossas vidas! Veremos logo a frente a maneira mais fácil de se buscar a mudança deste “estado de coisas”. Convido-os agora a refletir em maior profundidade sobre como tudo isto se processa, no nível mental. Eis o primeiro e talvez o mais importante dos axiomas:

Nossos pensamentos podem sim afetar “positivamente” ou “negativamente” o nosso corpo consciencial ou o de outras consciências. Isto não é uma questão de crença!

Qualquer interação dita “construtiva” com o corpo consciencial também se reflete na consciência e vice-versa. Nenhuma novidade até aqui, certo?! Obviamente que, ao cultivar bons pensamentos, iremos corroborar para o equilíbrio do nosso corpo consciencial. Acontece que este processo, quando praticado continuamente,  nos leva aos Estados de Coerência Consciencial (ECC), qual seja aquele que, quando elicitado, procuramos mantê-lo inadvertidamente porque consiste na única forma de propiciar a manifestação plena dos valores em nossas vidas, seja no plano físico ou sutil.

A coerência dos pensamentos, portanto, é a “chave-mestra” para uma consciência tranquila. Quem nunca ouvir falar de alguém que teve uma grande desilusão num relacionamento e acabou por desenvolver, com o peso do tempo (na verdade anos e anos de pensamentos “negativos”), um câncer ou viu eclodir um súdito aneurisma? 1 Ou senão, pensando por outro lado (o “positivo” neste caso), quem não conhece pessoas que sabem fazer bom uso da já tão popular “lei da atração” e conseguem galgar, por exemplo, o emprego dos seus sonhos ou a conquista daquele amor que pareceria praticamente impossível aos olhos da grande maioria?! 2

Síndrome do Pensamento Acelerado

O problema é que nossos pensamentos ficam efetivamente quase que 100% do tempo a deriva, literalmente no “piloto automático” das nossas vidas… E tenham a mais absoluta certeza de que isto sim é um crime contra nossas consciências!! O famoso psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury chegou até mesmo a propor uma síndrome denominada a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) para aquelas pessoas que sofrem com as consequências desta completa falta de “governança” mental. Tão acertada foi sua proposição que a ansiedade já tem sido considerada o maior mal do século XXI. 3

Figura. Mecanismo da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

Precisamos desligar o tal do “piloto automático” e assumir o controle dos nossos pensamentos para ter condição de mudar os seus efeitos deletérios e induzir, outrossim, os bons resultados que são aqueles que geram real valor em nossas vidas. Eis o verdadeiro “segredo” da tal “lei da atração”!!

O Dr. Augusto Cury propôs ainda uma técnica educacional extremamente interessante e com resultados práticos para se evitar a SPA, já validados em suas inúmeras sessões de psicoterapia. Chama-se DCD, um acrônimo para a seguinte série progressiva de atitudes mentais: Duvidar, Criticar e Decidir.  

Esta técnica cabe justamente nos momentos em que as chamadas “janelas killer” ou “gatilhos de memória” são acessados e podem desencadear pensamentos perturbadores ou uma emoção angustiante. Vamos imaginar a seguinte situação: você tem uma certa fobia de água e um amigo lhe convida para uma festa na piscina. Sua primeira reação natural e instintiva seria negar prontamente o convite. No entanto, ao aplicar o DCD, você pararia por um instante e pensaria consigo mesmo:

            _ Porque raios eu deveria evitar esta piscina? É só um churrasco. Posso ficar pelo menos a uns 3 metros da água... (isto é DUVIDAR)
            _ Mesmo que eu venha até a cair na piscina, qual seria o problema? Água só molha e a piscina nem é funda. Este medo é completamente infundado! (isto é CRITICAR)
            _ Pois bem. Vou aceitar este convite. Afinal, muito me interessa ir neste churrasco... (isto é DECIDIR)

Outras correntes teóricas também já fazem o controle dos pensamentos de maneira sistemática através de metodologias que usam a mente e sua interação com as diversas manifestações do corpo, tal como a linguagem no caso da Programação Neurolinguística (PNL).4

Apesar dos avanços observados nos últimos tempos, ainda percebe-se grande dificuldade em se criar o ambiente propício para controlar os nossos pensamentos. Mais a frente adentraremos nas técnicas de meditação que são vastas e têm sido cada vez mais praticadas e estudadas. Hoje tenho para mim que este é o melhor caminho para se atingir a conexão de maneira integral, abrangendo todos os fenômenos da consciência.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1. Quando uma doença tem sua origem num estado de perturbação da mente, esta é denominada uma doença psicossomática, podendo se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo: gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite); respiratório (asma, bronquite); cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina); dermatológico (vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema); endócrino e metabólico (diabetes); nervoso (enxaqueca, vertigens); das articulações (artrite, artrose, tendinite, reumatismos).

2. A lei da atração, mediante a qual se acredita que pensamentos “positivos” ou “negativos” atraem resultados semelhantes, já foi objeto de muitos estudos filosóficos e espirituais ao longo dos séculos. Mais recentemente (em 2006), ganhou ampla divulgação com o lançamento do filme e da publicação do livro intitulado The Secret, da autora australiana Rhonda Byrne. Apesar de haver diversos estudos sobre os efeitos placebo e nocebo (uma derivação da “lei de atração”), ainda não se aceita certas evidências científicas para sua confirmação.

3. A leitura do livro Ansiedade: como enfrentar o mal do século (Saraiva, 2014), do conceituado psiquiatra brasileiro Augusto Cury, é fundamental para entender como e o porquê que a humanidade adoeceu coletivamente.

4. A PNL é como uma “caixa de ferramentas” que pode ser utilizada para superar crenças e limitações pessoais, criar padrões de comportamento mais eficazes e, principalmente, aprender a mantê-los. Trata-se de um modelo transformador e evolutivo que gera novos valores e capacidades. Para maiores detalhes, acesse pnl.com.br/siteSobre/content/1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *