PASSO 1: nossas crenças (parte I)

#ricardobarreto #culturadevalor #valor #cultura #aforismos #crenças #reprogramaçãomental #gatilhosemocionais #doençamental #emoções #meditaçãoautosugestionada #kriyayoga

Não se enganem. É equivocada a visão de que toda crença está relacionada necessariamente a uma religião, verdade pré-concebida ou conhecimento adquirido. Não podemos fugir, no entanto, da conceituação como algo em que se acredita, um “objeto de fé”.

Deve ser considerada simplesmente como um estado de propensão das nossas mentes, ao qual chamaremos, por sinonímia, de “programação mental”. Se o propósito estiver ligado ao plano físico, assumiremos que esta é uma crença no plano físico. Vejamos um primeiro exemplo antes de adentrarmos no universo bem mais instigante relacionado ao plano sutil.

Ora, se você vê uma gota d’água caindo na piscina, logo pensa consigo mesmo: vai chover! Certo? Sua mente está automaticamente programada pelo raciocínio lógico para tal dedução.1 Alguns segundos depois, para total surpresa, percebe que seu filho estava somente brincando com a mangueira ao lado da piscina.

Vira e mexe a mente nos prega algumas poucas e boas! Na verdade, veremos que nem são tão poucas assim…

Somos reféns das nossas próprias crenças. Esta sim pode ser considerada uma “verdade” ou premissa axiomática. E a boa notícia é que existem algumas formas de afetarmos intencionalmente nossas programações mentais. Vejamos alguma delas.

Reprogramação mental

A primeira forma de reprogramação é a mais frequente e não intencional: através das nossas emoções. Também é possível de forma bem mais controlada pela chamada meditação autosugestionada.2

Ser guiado pelas emoções é como embarcar num “trem descarrilhado”: não existe controle algum sobre as nossas reações! Qualquer impressão do meio à volta pode disparar um sentimento que funciona como “gatilho emocional”, nos impulsionando para uma ação cuja resultante pode ser algo bom ou ruim, gerador ou destruidor de valor.

Contrariamente, a meditação autosugestionada pressupõe o autocontrole nos diferentes graus de consciência. Muitos praticantes das modalidades avançadas de Kriya Yoga, conseguem atingir um estado de domínio pleno da mente, ao qual chamam de samādhi. Preferimos chamar aqui tão somente de “superconsciência”.3, 4

Figura. Processos de reprogramação mental.

Imagine agora uma situação limite do ser humano: alguém que está prestes a cometer suicídio. Este é, certamente, um dos piores cenários que se pode conceber para aqueles que deixam as emoções assumirem o controle total das suas vidas! Não precisamos exagerar para entender que as emoções podem, de forma sorrateira, ser uma das principais responsáveis por corroer nossa saúde mental, física e consciencial.

Reflita bem sobre como a sociedade moderna vive deste “ópio” chamado de doenças mentais, transformado em negócio altamente lucrativo pelas gigantes do segmento farmacêutico e seu exército de médicos prescritores… Uma pílula sempre é muito mais fácil do que a mudança radical dos valores humanos!

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Da obra no prelo CULTURA DE VALOR: aforismos para uma vida plena

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1.  A filosofia chama este fenômeno de lógica e o apregoa como um importante campo de estudo relacionado ao raciocínio. Eu encaro este fenômeno, outrossim, como o mais importante à existência dos Seres Conscienciais. É o verdadeiro “gatilho” de todos os nossos processos mentais.

2. Antes de conhecermos as inúmeras modalidades de reprogramação mental, na busca daquela que melhor se adapte às nossas necessidades, recomendo aos leitores que visitem o website do Dr. Bruce Lipton em brucelipton.com, renomado pesquisador no campo das “ciências de fronteira”, pioneiro da nova biologia molecular e autor de obras de importância inquestionável para evolução consciencial.

3. Para um maior entendimento sobre como nos livrar das distrações mentais e, consequentemente, das disfunções físicas, através do equilíbrio entre mente, corpo e consciência, acesse AQUI o website de um dos maiores gurus indianos dos últimos tempos: B. K. S. Iyengar. Sua especialidade era a Hatha Yoga.

4. A Kriya Yoga é uma técnica milenar revivida nos tempos modernos por Lahiri Mahasaya. Paramahansa Yogananda difundiu Kriya em grande escala para o público em geral através do livro Autobiografia de um Iogue. O sistema consiste em técnicas que aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de tranquilidade e comunicação com Deus e com o próprio Eu Superior. Extraído da Wikipedia em 28.01.2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *