DADOS, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA

#inteligênciadevalor #valor #inteligência #inteligênciartificial #algoritmosdemachinelearning #machinelearning #sistemasderecomendação #colaboraçãoemmassa #tomadadedecisão #processosdetomadadedecisão #dados #informação #conhecimento #gestãodoconhecimento

Digamos que exista um processo sistêmico, dinâmico e colaborativo, capaz de aumentar significativamente suas chances de sucesso em qualquer tipo de processo de tomada de decisão, estratégica ou nem tanto… [hehe] Precisamos, antes de mais nada, de entender um pouco mais a fundo o que são dados, informação, conhecimento e inteligência.

Em realidade, são conceitos bem distintos, muito embora exista uma certa gradação entre eles, dentro de uma escala de discernimento com o tempo: o dado gera a informação que, por sua vez, leva ao conhecimento, refletido finalmente em inteligência aplicada no resultado de eventos futuros. Vide abaixo a representação esquemática adaptada do trabalho de de Štefániková et al. 1

Dentro das organizações, os dados podem ser vistos como simples registros de eventos, devidamente estruturados, sem um significado propriamente dito. Num laboratório de pesquisas, por exemplo, pode-se classificar como dados os registros dos experimentos, tabelas, gráficos, resultados analíticos, entre outros.

Já a informação deve encerrar um significado próprio, tanto que o próprio Peter Drucker (nosso guru da gestão empresarial) afirmou certa vez que “as informações são dados dotados de relevância e propósito”. Veja que a significância, neste caso, está diretamente relacionada à capacidade de transmitir uma mensagem entre um gerador e um receptor. Simples assim: um cientista acabou de ler um artigo sobre a aplicação de nanotubos de carbono para proteção de alimentos em caixas de papelão. No café, seu pupilo ficou interessado e, claro, absorveu uma breve aula sobre o tema e bem fresquinha…

Por sua vez, quando se fala de conhecimento, qualquer explicação direta e simples seria uma difícil missão, tamanha a complexidade deste conceito. Podemos tão-somente nos arriscar aqui a propor uma definição um pouco mais atualizada: “seria o repositório de informações em constante evolução, devidamente estruturado e conectado a uma rede de colaboradores”.

Figura i.3. A gradação do discercimento com a evolução e o tempo.

Mais importante, agora, é observar a distinção entre conhecimento e inteligência. Notem que os dados, a informação e o conhecimento estão no campo do passado enquanto que a inteligência é a única que volta-se para o futuro.

Lembrem-se da máxima popular: de nada adianta o conhecimento se este não for devidamente aplicado!

É como ter uma enciclopédia gigantesca sem um professor para transmitir os ensinamentos nela encerrados. O papel da inteligência é, portanto, crucial para atingir o discernimento com o tempo, seja em processos organizacionais ou em situações importantes das nossas vidas, conectando o passado com o futuro, os que sabem com os que precisam saber. A inteligência serve para ajudar as pessoas a decidirem com sapiência!

Deve-se enfatizar ainda que existem diferentes naturezas informacionais, sejam elas estruturadas ou não-estruturadas. Os dados, informações e conhecimentos estruturados são aqueles sistematizados, organizados e disponíveis para acesso dentro ou fora das organizações. Já aqueles não-estruturados são sempre externos, sem quaisquer tipos de filtros ou tratamentos analíticos.

Um exemplo seria o dado relacionado ao número de patentes depositadas por uma determinada empresa competidora, acessível através de bases de dados tecnológicas como a PATENTSCOPE do Wipo (Escritório Mundial de Patentes). Veremos em detalhes mais a frente o papel deste tipo de base de dados na geração de informação relevante para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).

Ainda como preâmbulo, não poderíamos deixar de mencionar a grande revolução que estamos vivenciando nos últimos anos com o advento dos algoritmos de machine learning e o aparecimento das primeiras aplicações da inteligência artificial (AI), tais como o reconhecimento de voz e imagens, bem como a sua difusão “meteórica” em campos antes inimagináveis como a medicina e o ensino.

Por muito tempo o ser humano reinou absoluto como a única fonte de conhecimentos, os quais eram ditos tácitos pelo fato de carecerem da “externalização” pelas pessoas que o detinham através das suas experiências singulares. É por este motivo que os ativos de conhecimento sempre imperaram para formação do patrimônio intelectual e competências das pessoas nas organizações.

Hoje em dia isto já não é mais uma realidade intransponível! Em tempos de big data, estamos migrando dos “ativos de conhecimento” para os “ativos de dados” e, consequentemente, do “conhecimento tácito” para o “conhecimento explícito”, muito embora avassalador…

Os mecanismos de inteligência estarão cada vez mais presentes na rotina das organizações e das pessoas. Tudo, ou mais propriamente qualquer processo que se baseia em dados e informação, será um dia passível de automação! As novas aplicações da inteligência artificial estão cada vez mais ousadas, substituindo gradativamente nós (os humanos) em muitas atividades…

Se este cenário lhe preocupa, não adianta evitá-lo. Comecemos entendendo em quais circunstâncias devemos competir ou colaborar. Só depois vamos começar a entender como alguns “robozinhos” podem ser bons amigos nos nosso dia a dia! Vamos lá?

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Obra no prelo: INTELIGÊNCIA DE VALOR: metodologia aplicada aos processos de tomada de decisão

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:

1. 4Štefániková et al.The need of complex competitive intelligence, Procedia Social and Behavioral Sciences, 2014, 669 – 677

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *