TERAPIA: uma mensagem de amor

#ricardobarreto #livrovivo #amor #relacionamentos #quimioterapiaadois #reformaíntima #faláciadeperfeição #comunicaçãoconjugal

Aos seres que amam, atentai-vos para comunicação, a bendita comunicação! Quando bem utilizada, nos traz glórias. Se falha, também pode ser a fonte dos maiores sofrimentos do espírito humano.

Tão mal interpretada e frequentemente na dose errada, é capaz de iludir a tudo e a todos, inclusive a nós mesmos… Cega-nos a ponto de não conseguirmos enxergar os nossos próprios defeitos!

Mas o que seria de nós sem ela? Antes de mais nada, é um dos maiores agentes evolutivos existentes. Então, pelo amor de Deus, pare um instante e reflita!

Falácia de perfeição

Sempre que se começa um novo relacionamento, seja em família, uma amizade, namoro ou cônjuge, estamos imbuídos das melhores intenções, uma doação verdadeira que é aquela em que não se espera nada em troca…

Procuramos mostrar TUDO o que temos de bom, ficando a vida bem mais doce. Contudo, com o passar dos anos, nas falhas de comunicação, é deflagrado pouco a pouco o nosso verdadeiro Eu: falho e humano.

A perfeição está muito distante de qualquer um de nós. Sempre existem particularidades da persona conflitantes que, como o foco de um câncer, comprometem seriamente o amor tão sublime de outrora…

A “quimioterapia” a dois

Penso que, ao chegar neste ponto, não é salutar para ambas as partes julgar o companheiro, nem tampouco esperar pela mudança de outrem. Assim, somente alimenta-se o rancor e a destemperança…

A única saída é voltar-se para si mesmo, numa busca inaudita pela cura desta doença tão temerosa. Ela existe, graças a Deus! No entanto, requer um tratamento intenso e doloroso, eu diria que até mesmo quimioterápico!

Cabe ressaltar, por outro lado, que o “germe” desta doença nunca é totalmente banido, haja vista que é uma propriedade intrínseca das nossas personalidades, reflexo do nível de Consciência de cada um.

§

Ao nos relacionarmos, urge que nos comprometamos incessantemente a refletir e buscar um corretivo eficaz para cada pequeno detalhe conflituoso da nossa personalidade.

Só assim, num constante processo de reforma íntima, criaremos as condições indeléveis para estarmos sempre juntos e felizes, lado a lado do ser amado.

Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes!

Saiba mais:
  1. Barreto, R. L. LIVROVIVO: 2000-2002, 1a ed., Editor-Autor, 2003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *