Além do terror

#ricardobarreto #livrovivo #crônicas #terrorismo #11desetembro

FORMATO DO CONTEÚDO: blog post

GÊNERO LITERÁRIO: crônica

TEMPO DE LEITURA: 00:01:54

Eis o prelúdio do presente milênio: duas torres, símbolos colossais do capitalismo e liberalismo americano, dois aviões sob o comando de terroristas suicidas, uma nação abalada e todo o mundo em alerta!

Qualquer busca de uma explicação minimamente plausível para esta tragédia requer muito mais do que uma análise rigorosa dos precedentes históricos subjacentes, outrossim, uma capacidade de discernimento e autoanálise sobre a mensagem filosófica encerrada naqueles escombros…

De quem, afinal, é a culpa?

Em realidade, todos nós temos nossa “pequena parcela” de culpa. Isto mesmo!

Ao sustentarmos as desigualdades do dia-a-dia, na miríade de campos da vida humana, que só fazem alimentar o preconceito nas suas mais variadas formas.

Nada me parece mais cabível, neste trágico contexto, quanto uma sábia frase de meu literato vozinho Silva Barreto:

“Não há grandeza naquilo que se constrói sobre a miséria de um povo”.

É doloroso admitir, mas não precisamos voltar muito atrás para constatarmos as inúmeras atrocidades que os Estados Unidos da América já cometeram contra vários povos ao longo da história, em nome da sua “autointitulada democracia” !

Mais descabido ainda seria frisar como causa o fundamentalismo religioso, afrontando a comunidade islâmica, quando a única “fonte do terror” não é outra senão as próprias imperfeições humanas, as quais são inerentes a qualquer tipo de credo ou política.

Liberdade duradoura*

Vamos lá! Nosso ilustríssimo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (não mais tão ilustre para muitos), mais uma vez nos brinda com uma das suas frases retóricas nos seus momentos de sensatez:

“A paz é muito mais que o contrário da guerra. Ela é o corolário da justiça”.

Ora, o mais bonito nisso tudo (digo das palavras soltas ao vento) é ver quando a sociologia efetivamente sai do papel…

A verdadeira “Liberdade Duradoura” não se conquista bombardeando um país em frangalhos, fazendo-se reféns ou muito menos trocando-se de governos…

O alicerce deve estar, sobretudo, numa luta inaudita pela redução das desigualdades sociais a nível mundial, sendo que as nações mais desenvolvidas têm aí um papel preponderante.

Respeito à liberdade dos povos, perdão às dívidas dos países pobres e mobilização de fundos para o combate à miséria em nível global, eis as medidas que urgem após os atentados de “11 de Setembro” e outros que o sucederam e ainda estão por vir…

§

Além do terror, vê-se aqui sob a ótica da razão pura e cristalina que, das grandes tragédias da humanidade, surtem as maiores lições para a vida humana neste planeta!

Cabe ainda salientar que, em relembrando o passado, desenvolvemos nossa capacidade de vivenciar o presente e, acima de tudo, planejar o futuro…

Não há mudança mais efetiva do que aquela que reside dentro de cada um de nós, em nossa alma, ou melhor, em consonância com a nossa inteligência.

* A Operação Liberdade Duradoura (em inglês: Operation Enduring Freedom, OEF) é o nome oficial dado pelo Governo dos Estados Unidos da América para a resposta militar aos Ataques de 11 de Setembro de 2001 (extraído da Wikipedia em 04/11/18 às 13:40).
Créditos:

Autoria por Ricardo Barreto

Conteúdo exclusivo de ricardobarreto.com

Gostou? Mãos ao BUZZ nas redes sociais!

Saiba mais:
  1. Barreto, R. L. LIVROVIVO: 2000-2002, 1a ed., Editor-Autor, 2003.
  2. Barreto, S. A Voz da Poesia, 2001, Jubileu de Prata, p. 25.
  3. Cardoso, F.H. Veja, 2001, 1732, p. 184.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *